| 16/04/2009 01h58min
O São Paulo foi a Medellín com o objetivo de garantir a liderança do Grupo 4 da Libertadores. Para isso, só dependia de um empate. Mas a boa fase na competição sul-americana aliada com a semifinal do Paulistão, fez com que o tricolor paulista poupasse jogadores. O resultado foi a derrota por 2 a 1 para o Independiente.
A partida teve início com bastante equilíbrio. Mesmo com quase todo time de reservas, exceções feitas ao volante Jean e ao zagueiro Rodrigo, o São Paulo se arriscou no ataque, mas a pontaria não estava calibrada nos primeiros minutos. Em menos de oito minutos, a equipe do Morumbi já havia arriscado dois chutes, mas longe da meta de Bobadilla.
Aos poucos, o São Paulo recuou e ofereceu o campo de defesa ao ataque do Independiente. Aos 15 minutos, Restrepo deu belo passe por cima da zaga, e Cabrera chutou cruzado para balançar a rede de Bosco, que substituiu Rogério Ceni em virtude da contusão do goleiro na última segunda-feira, que o deixará de fora dos gramados por até seis meses.
Depois do gol, os são-paulinos mostraram um pouco de afobação e apareceu a falta de entrosamento entre os suplentes. Aos 26, Arias ajeitou para trás cruzamento de Cuadrado, e Castillo encheu o pé. A bola ainda desviou em Rodrigo antes entrar na meta de Bosco. A seis minutos do fim, André Lima diminuiu a diferença no placar, com um chute forte da entrada da área.
Na volta dos vestiários, o técnico Muricy Ramalho colocou o jovem Welligton, que apresentou-se melhor para o jogo do que Wagner Diniz. As equipes diminuíram o ritmo, e chances de gols foram raras. Aos sete minutos, Arias construiu bela jogada e tocou para Castillo, que finalizou para fora.
Aos 20, em posição duvidosa, André Lima fez o segundo do São Paulo, mas o auxiliar levantou a bandeira e anulou o lance. Depois do susto, Independiente segurou o resultado e garantiu a vitória de olho em uma vaga nas oitavas-de-final. A próxima partida do São Paulo será no dia 24, contra o América de Cali, no Morumbi. Já o Independiente de Medellín vai a Montevidéu entrentar o Defensor Sporting.
INDEPENDIENTE MEDELLÍN (2)
Bobadilla; Cuadrado (Calle), Vandegas, Ortiz, Benitez, Cañas, Restrepo, Corredor, Castillo, Arias, Cabrera (Arboleda).
Técnico: Santiago Escobar.
SÃO PAULO (1)
Bosco; Renato Silva, Aislan, Rodrigo, Wagner Diniz (Welligton), Jean, Eduardo Costa (Oscar), Hugo e Richarlyson; Dagoberto e André Lima.
Técnico: Muricy Ramalho
Gols: Cabrera (I), aos 15, Castillo (I), aos 26, e André Lima (S), aos 39 minutos do primeiro tempo. Cartões amarelos: Cañas, Ortiz, Restrepo, Castillo, Cuadrado, Vandegas (I); Dagoberto, Hugo e Eduardo Costa (S). Arbitragem: Carlos Vera, auxiliado por Luis Alvarado e Carlos Herrera (trio do Equador).
Estádio: Atanasio Girardot, em Medellín (Colômbia).