| 13/04/2009 23h28min
Depois de perder para o australiano Julian Wilson na terceira fase da etapa de abertura, na Gold Coast, o eneacampeão do mundo, o americano Kelly Slater conseguiu um resultado ainda pior em Bells Beach: foi novamente eliminado por um convidado, mas desta vez logo em sua estreia, na segunda. O carrasco foi outro aussie: Owen Wright.
Na segunda fase do torneio em Bells Beach, Slater foi derrotado pelo australiano Owen Wright, por 14,67 a 13,83. Na segunda onda, Wright desbancou o americano com 7,67. E, pouco depois, na quarta tentativa conseguiu mais um 7,00. Slater, que somava 7,00 e 6,83, teve apenas mais uma tentativa, mas a pontuação de 0,57 não ajudou a desfazer a zebra.
Depois de alguns dias de mar calmo, as ondas voltaram a aparecer em Bells Beach, mas não convenceram. Depois de 10 baterias disputadas, o cameponato se mudou para uma praia vizinha, chamada Ikipeu.
Jihad Khodr e Adriano de Souza são os representantes brasileiros na competição. Jihad corre a 10ª bateria contra o australiano Tom Whitaker. Mineirinho entra na água logo na sequência para enfrentar o também australiano Drew Courtney.
A etapa de Bells inaugurou um novo formato. Todas as baterias são homem a homem e não há mais repescagem. A primeira fase foi disputada entre o 17º e o 45º do ranking e mais três convidados. Os 16 melhores do ranking estreiam apenas na segunda fase, contra os vencedores da primeira. Quem passar vai para as oitavas-de-final. Tal formato, em 2009, é opcional: os organizadores de cada etapa decidem se querem adotá-lo ou não.
Com informações do site Globoesporte.com.