| 08/04/2009 15h51min
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) publicou no site oficial, nesta quarta, a pré-convocação das 16 equipes que disputarão a Liga Mundial 2009. Na lista do Brasil, com 22 jogadores, alguns nomes conhecidos ficaram de fora, e outros atletas nem tanto famosos fazem parte da relação divulgada.
Cinco atletas que disputaram a Olimpíada de Pequim não foram chamados. O oposto Anderson e o meio-de-rede Gustavo, que anunciaram aposentadoria da seleção depois dos Jogos, tiveram seu desejo atendido e não constam na lista. Já o oposto André Nascimento, o meio-de-rede André Heller e o levantador Marcelinho, medalhistas de prata na China, ficaram de fora por decisão da comissão técnica, liderada por Bernardinho.
Entre as novidades estão o oposto Wanderson, do Minas, o levantador Raphael, do Vibo Valentia, da Itália, e o meio-de-rede Tiago Barth, também do Minas, entre outros atletas. Alguns jogadores já tiveram passagem recente com a camisa do Brasil, como é o caso de Thiago Alves, Éder, Lucas e Alan. Porém, não há a certeza da utilização de todos os jogadores na Liga Mundial, já que apenas 12 atletas são relacionados por jogo.
Outra curiosidade é a convocação do oposto Samuel, da Ulbra, que não atua desde a Olimpíada por conta de uma grave lesão no ombro direito, que quase encerrou a carreira do jogador. O Brasil está no Grupo D ao lado de Venezuela, Finlândia e Polônia, e estreará no dia 13 de junho, em São Paulo, contra os poloneses.
LANCEPRESS
Jogadores convocados para a Liga Mundial: |
Levantadores - Bruno Rezende (Cimed), Marlon (São Bernardo) e Raphael (Vibo Valentia/ITA). |
Líberos - Serginho (São Bernardo), Alan (Dínamo Moscou/RUS) e Mario Júnior (Cimed). |
Pontas - Giba (Iskra Odintsovo/RUS), Dante (Dínamo Moscou/RUS), Murilo (Modena/ITA), Thiago Alves (Cimed), João Paulo Bravo (Piacenza/ITA) e João Paulo (Unisul). |
Opostos - Samuel (Ulbra), Rivaldo (Pineto/ITA), Leandro Vissotto (Trentino/ITA), Leandrão (Betim) e Wanderson (Minas). |
Meios-de-rede - Rodrigão (Macerata/ITA), Sidão (Modena/ITA), Lucas (Cimed), Éder (Cimed) e Tiago Barth (Minas). |