| 08/04/2009 09h05min
O novo carro da Stock Car já terá modificações para a etapa de Curitiba. Depois de detectar problemas em Interlagos, no dia 29 de março, a JL, empresa que fabrica os modelos, trabalhou rápido. De acordo com o engenheiro brasileiro Gustavo Lehto, que assina o projeto ao lado o italiano Nicola Scimeca, as equipes contarão com três atualizações no JL-G09 para sanar os defeitos identificados na estreia. As informações são do GloboEsporte.com.
A primeira delas é a troca de todo o sistema de escapamento. No projeto original, usado na primeira etapa, os canos saíam da parte de trás do motor e cruzavam a frente do carro, horizontalmente, bem próximos ao painel, unindo-se em uma única saída no lado direito da carenagem, no final do circuito. Isto ocasionava o excessivo calor no cockpit, que em algumas ocasiões chegou a passar dos 60ºC.
– O escapamento que era usado no carro antigo tinha as saídas pelos dois lados da carenagem. Isso, além de aproveitar melhor a potência do motor, não deixava o interior do carro tão quente como estava em Interlagos com o novo modelo. Tecnicamente, acho que a solução antiga é mais interessante do ponto de vista de quem fica 50 minutos dentro do carro – disse Felipe Maluhy, da Avallone.
Para o público, no entanto, o problema mais visível durante a primeira etapa da Stock foram os capôs: vários deles tiveram seus sistemas de fixação danificados e se soltaram dos carros. O dispositivo, de acordo com Gustavo Lehto, um dos projetistas do JL-G09, será reforçado. Além disso, mais dois pinos vão ser presos no direcionador de ar dianteiro.
Na primeira etapa, os pit stops para troca de pneus não foram realizados por falta de tempo para treinar os mecânicos. Mesmo assim, a JL trabalha em uma solução para ser adotada em Curitiba: a troca do material da porca que prende as rodas. A peça, que é de alumínio, será fabricada em aço e terá uma guia, que facilita o trabalho do mecânico na execução do pitstop.
A etapa de Curitiba da Stock Car, a partir das 10h50min (de Brasília) deste domingo.