| 29/03/2009 16h57min
O final de semana perfeito foi um verdadeiro presente para a realização da primeira etapa do Oakley Santa Catarina Surf Pro 2009, válido pelo Circuito Catarinense de Surf Profissional. a etapa foi em comemoração ao aniversário de 283 anos da cidade de Florianópolis, na praia da Joaquina.
O domingo amanheceu com ondas de até um metro e boa formação proporcionando mais um show, com muitas manobras fortes e inovadoras.
Apresentando um bom desempenho durante toda competição o Alagoano radicado em Florianópolis, Tânio Barreto, campeão brasileiro em 2001, conseguiu chegar até as finais e conquistar a vitória na primeira etapa do Circuito Catarinense de Surf Profissional numa bateria final disputadíssima que alternava a liderança a cada onda surfada.
Tânio superou seus adversários somando um 9,33 que foi a maior nota de toda competição mais 6,13 pontos num total de 15,26 pontos nas suas duas melhores ondas.
— Foi o campeonato mais alucinante que eu já participei do circuito catarinense de surf profissional até agora, por que estava de alto nível, com muitos atletas de todo o Brasil — declarou Tânio Barreto.
O tri campeão brasileiro Peterson Rosa não conseguiu achar as melhores ondas e finalizou na quarta colocação do Oakley Santa Catarina Surf Pro 2009, apesar do bom desempenho durante o campeonato.