| 25/03/2009 15h42min
O jamaicano Asafa Powell, ex-detentor do recorde mundial dos 100 metros rasos, quer corrigir problemas para voltar a ser o homem mais rápido do mundo. O atleta, que chegou à marca de 9s74 em setembro de 2007, viu a evolução de seu compatriota Usain Bolt, que levou três ouros nos Jogos de Pequim e, de quebra, ainda estabeleceu novas marcas nos 100 e 200 metros rasos - além do revezamento 4x100m.
– Espero que Asafa seja capaz de correr muito bem para bater o recorde mundial. Acho que este ano ele vai conseguir – comentou seu treinador, Steve Francis, à imprensa jamaicana.
O próprio técnico de Bolt, Glenn Mills, também está convencido das qualidades de Powell:
– É um velocista muito bom, que provavelmente passará à história como um dos mais técnicos na pista – observou.
O decepcionante quinto lugar de Powell na final dos 100m nos Jogos de Pequim fez com que ele trabalhasse muito para melhorar e voltar a ter o desempenho que o levou a ter sete das 12 melhores marcas da prova em toda a história. Com uma longa série de fracassos em grandes competições (foi quarto nos Jogos de Atenas, em 2004, e terceiro no Mundial de Osaka, em 2007), Powell está convencido de que este ano vai ser diferente.
Recém-chegado de um período de treinos e competições na Austrália, Powell vem melhorando a técnica, seu ponto forte, e trabalha para ganhar concentração, uma de suas grandes fraquezas. Em Sydney, o atleta melhorou sua marca pessoal nos 400 metros ao fazer 45s94 (Bolt conseguiu 45s54), mas sua estreia nos 100m, em Melbourne, foi decepcionante: acabou em 10s23, com forte vento contra.
AGÊNCIA EFE