| 11/03/2009 02h53min
Ex-lateral do América de Cáli e da seleção colombiana, Alberto Gamero é o herói de Tunja. Amigo do ex-craque colombiano Carlos Valderrama, com quem jogou nos juvenis do Unión Magdalena e de quem copia o visual, de vasta cabeleira crespa, ele assumiu o Boyacá em 2003 e comandou as conquistas das Séries C e B.
Saiba mais sobre a viagem gremista:
Em 2007, Gamero levou o clube ao terceiro lugar do Apertura. A colocação garantiu vaga na Pré-Libertadores – o time foi eliminado Audax, do Chile. Em 2008, o técnico levou o Boyacá ao título do Apertura. A taça garantiu lugar na Libertadores deste ano. Na estreia, o
Boyacá goleou o Aurora por 3 a 0 na Bolívia. Gamero conversou com ZH. Confira os
principais trechos:
Zero Hora – Qual a importância do jogo contra o Grêmio?
Alberto Gamero – É um jogo-chave para nós. Além de uma alegria muito grande, porque pela primeira vez em nossa história enfrentaremos um clube brasileiro. Sabemos que o adversário é uma potência mundial.
ZH – O Grêmio não vence há três jogos e pode demitir o técnico em caso de novo fracasso hoje, em Tunja. Como o senhor encara enfrentar um time em crise?
Gamero – Times brasileiros jamais estão em crise. Brasileiros têm futebol para vencer a hora em que quiserem. Brasileiros dizem: “Ok, vamos jogar”. Jogam e ganham. Espero um Grêmio fortíssimo.
ZH – Como é o Boyacá quando está em casa?
Gamero – Somos o mesmo em casa e como visitante. Ao contrário do que se diz sobre o futebol colombiano, que só ataca sem preocupações defensivas, joga e defende bem. .
ZH – O senhor utilizará como motivação as declarações do vice de marketing, César
Pacheco, em que revelava temer a estrada para Tunja por ações das Farc?
Gamero – Isso realmente não caiu bem. Ficamos chateados. É claro que em Libertadores usa-se todas as armas para vencer. Isso será utilizado, sim, mas não haverá violência. Somos um povo pacífico.
ZH – O que o senhor sabe do Grêmio?
Gamero – Vi apenas um jogo, contra o Universidad de Chile. O Grêmio joga fácil, merecia golear os chilenos. Teremos muitos problemas para enfrentá-los. A notícia que Jadílson não jogará foi uma bênção para nós. Ele é muito bom. Ruy também é ótimo, faremos uma marcação especial sobre ele.
Próximo jogo pela Libertadores:
Boyacá Chicó x Grêmio
Data: 11/03 - quarta-feira
Local: Estádio La Independencia, Tunja (COL)
Horário: 21h50min
Transmissão: RBS TV
Próximo jogo pelo Gauchão:
Sapucaiense x Grêmio
Data: 15/03 - domingo
Local: Estádio Cristo Rei, São Leopoldo
Horário:
16h
Transmissão: RBS TV