clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/03/2003 22h12min

Luís Mário se recupera da lesão e aprova o 4-4-2

Gilberto será armador, e Roger volta à lateral no novo esquema

O atacante Luís Mário está recuperado da lesão que o deixou fora do jogo contra o Pumas, pela Libertadores, e deve estar em campo na estréia do Grêmio no Brasileirão contra o Atlético Paranaense, no sábado. Até lá, o técnico Tite tem toda a semana para consolidar o esquema 4-4-2, que passou a ser adotado pelo time desde o jogo com o Pumas, pela Libertadores. Com isso Gilberto foi transformado em armador pela esquerda e Roger retorna à posição de origem, a lateral-esquerda. A troca do 3-5-2 pelo 4-4-2 repercutiu bem entre o grupo de jogadores. Inclusive Luís Mário aprovou o esquema tático.

– Eu vou ter muito mais liberdade de partir pra cima do adversário, com menos responsabilidade de marcar – avalia o atacante.

A partir de agora, os responsáveis por ditar o ritmo de jogo e abastecer o ataque tricolor são Tinga, pela direita, e Gilberto. O meio-campo será posicionado no formato de um losango, com o meia Rodrigo Fabri avançado, encostando nos atacantes, definido pelo técnico como infiltrador.

Tite já havia tentado transformar o então ala-esquerdo Gilberto em armador em agosto de 2002. Na época, o clube havia decretado corte de gastos e perdeu o experiente meia Zinho. Entre as características do atleta citadas por Tite, estão a qualidade nos lançamentos e nas jogadas individuais, o tempo da bola para combinar jogadas com os laterais, além da força física.

Roger gostou de saber que retornará às origens. Certa vez, ele mesmo profetizou seu destino quando questionado a respeito de se tornar zagueiro definitivamente.

– Comecei lateral esquerdo e vou morrer lateral-esquerdo – afirmou o jogador.

O capitão tricolor considera que nesta posição aumentam as chances de uma convocação para a Seleção Brasileira. Após dois anos atuando como defensor, Roger diz que não esqueceu como apoiar o ataque. Entretanto, será mais exigido fisicamente durante os jogos a partir de agora. Mesmo com a folga concedida pela direção aos jogadores que viajaram ao México, Roger treinou para readquidir características e se acostumar com a posição.

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.