| 17/02/2009 08h01min
Arni Spiering, o presidente do União, de Rondonópolis-MT, adversário do Inter na Copa do Brasil na quarta, carrega entre os documentos no bolso a carteira de sócio colorado campeão do mundo. Gaúcho de Venâncio Aires, Spiering decidiu contribuir com o clube do coração em 2008, quando veio ao Beira-Rio assistir aos jogos contra o Caxias, pela semifinal do Gauchão, e o Paraná, pela Copa do Brasil. Ele deixa evidente a afeição pelo Inter ao ser indagado se há mais gremistas ou colorados em Rondonópolis.
– Mais colorados, graças a Deus – diz, emendando com um sorriso.
– O senhor, pelo jeito, é colorado.
– Opa, sou mesmo – avisa.
Quarta, porém, Spiering garante que dará uma pausa na paixão pelo Inter. Vai torcer pelo outro colorado da sua vida, o União Esporte Clube, de uniforme vermelho e branco também. Empresário do agronegócio e comerciante, ele chegou ao sul do Mato Grosso em 1972, aos 17 anos, seguindo o caminho de muitos gaúchos no desbravamento do Centro-Oeste. Neste ano, Spiering assumiu a presidência do União. O clube é o atual vice-campeão estadual – nunca ganhou um título em 36 anos de vida. No ano passado, perdeu a final para o Mixto por 1 a 0, no Estádio Luthero Lopes.
O Inter se sentirá em casa quando chegar nesta tarde. Dos cerca de 190 mil habitantes de Rondonópolis, pelo menos 25% são gaúchos. Um percentual superior aos nascidos na cidade, que totalizam 20%.
Da parcela gaúcha, também faz parte João Francisco Pasqualotto. Ele chegou há 22 anos a Rondonópolis para plantar soja, milho e algodão. Hoje, a produção é exportada para os EUA, parte da Europa e China.
– O Inter vai sentir-se em casa – acredita.
Ele nem parece ter deixado Cruz Alta, onde nasceu há 55 anos. Frequenta, pilchado, o CTG Querência da Saudade, assiste a shows musicais de grupos gaúchos e não perde jogo do Inter na TV. Ao contrário de Spiering, ainda está em dúvida sobre quem contará com sua torcida amanhã. Mesmo que também tenha vínculos com o União. Situação parecida com a que será vivida pelo governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, “colorado doente”, conforme entrega o cônsul do Inter, Leandro Sidnei da Rosa.
União tem Odvan
O União estreará contra o Inter com o zagueiro Odvan, campeão da Libertadores pelo Vasco em 1998. Hoje, apresenta o novo técnico: José Humberto substitui Valdo, demitido. Mesmo com as mudanças, os gaúchos da cidade preveem que o confronto será decidido amanhã – se o Inter vencer por dois gols, elimina o jogo da volta.
– Não tem como fazer frente ao Inter, não podemos nos iludir – resigna-se Pasqualotto.