| 11/02/2009 23h39min
A quarta vitória seguida do Joinville no Novo Basquete Brasil (NBB) foi em casa e a custo na noite desta quarta-feira contra o Cetaf, de Vila Velha (ES), no Ginásio Ivan Rodrigues, em Joinville. O time do treinador Alberto Bial disputou os quatro tempos na maioria das vezes empatado — inclusive em faltas — com a equipe capixaba.
A diferença foi nos dois minutos finais do último tempo, quando o Joinville passou à frente e conseguiu segurar o placar. A vantagem — conseguida numa bola roubada por Viegas — começou com 3 pontos (66 a 63). Ao fim do jogo, era de cinco: 70 a 65. A recuperação foi sofrida. O Joinville terminou o terceiro quarto perdendo por oito pontos. A vitória foi assegurada faltando apenas seis segundos para o fim da partida.
O jogo começou truncado, com muitos arremessos desperdiçados. Com pouco mais de 30 segundos, o pivô do Joinville, Shilton, marcou o início de uma atuação que seria decisiva para o seu time, quando tirou a bola praticamente
de dentro da cesta do Cetaf.
Durante o jogo, ele fez 15 pontos e segurou 15 rebotes. Continua o maior reboteiro do campeonato e ficou em terceiro entre os principais pontuadores do jogo. O primeiro foi Manteiguinha, do Joinville, com 19, seguido de Lucas, do Vila Velha, com 17. A torcida também fez diferença na vitória apertada.
Com a partida, o time soma mais dois pontos e chega a 7, podendo subir na tabela (está em terceiro). É melhor a torcida se acostumar. O técnico Alberto Bial acredita que esse será o tom do NBB para o Joinville daqui para a frente.
— Essa partida foi a cara do campeonato brasileiro — comparou.
O Joinville ainda tem mais três partidas em casa. A próxima será na sexta-feira, contra o Saldanha da Gama, de Vitória (ES).
Os resultados desta quarta-feira no NBB:
Joinville 70 x 65 Vila Velha
Limeira 79 x 85 Minas
Assis 68 x 73 Paulistano
Bauru 88 x 82 Pinheiros