| 11/02/2009 14h20min
O dossiê da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016 foi entregue, nesta quarta, ao Comitê Olímpico Internacional (COI) na sede do organismo, na cidade suíça de Lausanne, um dia antes do prazo final. A entrega foi feita pelo superintendente de operações do comitê, Carlos Luiz Martins, a Jacqueline Barret, chefe do Departamento de Candidaturas do COI. Madri, Chicago e Tóquio também disputam o direito de sediar a competição.
O envio de 100 cópias do documento é uma exigência do COI para todas as cidades candidatas. Base para a análise técnica de cada projeto, o dossiê tem 600 páginas divididas em três volumes, contendo informações sobre 17 temas, como transporte, acomodações e meio ambiente.
Outra candidatura a apresentar o documento nesta quarta foi a de Madri. A cidade espanhola está confiante de que seu projeto está bastante aprimorado em relação ao que perdeu a disputa pelos Jogos de 2012.
A comissão de avaliação do COI visita o Rio entre 29 de abril e 2 de maio. A primeira escala será Chicago, de 4 a 7 de abril, passando por Tóquio entre os dias 16 e 19 e finalizando em Madri de 5 a 8 de maio. O anúncio do COI sai dia 2 de outubro em Copenhague, na Dinamarca, como parte da assembléia anual do organismo.
AGÊNCIA EFE