| 11/02/2009 01h24min
O Boyacá Chicó conseguiu uma importante vitória na partida de estreia do Grupo 7 da Copa Libertadores, que conta também com o Grêmio. O time foi à cidade boliviana de Cochabamba e venceu o Aurora por 3 a 0 na madrugada desta quarta, com dois gols de Anthony Tapia e um de Mahecha. A equipe colombiana e assumiu a liderança com três pontos.
O Tricolor estreia na competição no próximo dia 25, quando recebe o Universidad de Chile no Estádio Olímpico.
Logo no primeiro minuto de jogo, Edwin Movil, do Chicó, arriscou de muito longe, mas obrigou o goleiro do Aurora, Silvio Dulcich, a praticar uma boa defesa. Aos poucos, o time boliviano foi se soltando e envolvendo os adversários, com jogadas de Oliver Fernandez pela esquerda e Ronald Rodríguez, pela direita.
Aos sete minutos, a primeira jogada de perigo. Após cruzamento na área do Chicó, Hurtado dominou na área e tentou o chute, mas acabou perdendo a bola para a zaga da equipe xadrez. Aos 19, Christian Fernandez perdeu duas chances seguidas. Ele chutou, a bola explodiu na zaga e voltou para o jogador, que finalizou para fora.
Com mais qualidade, o Chicó começou a reagir. Aos 27 minutos, Juan Mahecha apareceu de frente para o gol, mas chutou em cima do goleiro argentino Dulcich. O arqueiro brilhou novamente aos 39, quando defendeu três finalizações consecutivas do ataque colombiano.
Os visitantes continuaram tentando o gol, até que, aos 45 minutos, Juan Nuñez sofreu falta perto da meia-lua da grande área, no lado direito de ataque. Anthony Tapia cobrou com perfeição para colocar o Chico na frente. A bola passou por cima da barreira e entrou no gol.
No segundo tempo, assim como no primeiro, os dois times abusaram das finalizações de longe. Aos 15 minutos, Hurtado, do Aurora, arriscou e o goleiro Edigson Velásquez salvou o time colombiano de sofrer o empate. Foi a última grande chance da equipe da casa, que se abateu e não criou mais jogadas de perigo.
Aos 34, Anthony Tapia fez mais um gol de fora da área, desta vez com a bola rolando. O Aurora se entregou de vez. Tanto que, os 39, Iván Huayhuata, do time da casa, foi expulso por falta violenta em Marrecha.
Jogando melhor e com um homem a mais, a equipe colombiana ainda marcou mais um aos 47. Mahecha fez bela jogada, ingressou na área e chutou para definir o placar.