| 01/02/2009 21h58min
O Botafogo assumiu a liderança do Grupo B da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, ao derrotar o Mesquita por 2 a 0, no Estádio Los Larios, em Xerém. O time de General Severiano superou o Flamengo no saldo de gols. Com boa atuação de Reinaldo, que marcou um gol, a equipe permaneceu com 100% de aproveitamento na competição. Victor Simões fez o outro.
O jogo
O Botafogo começou a partida pressionando. Logo aos seis minutos, o time alvinegro quase abriu o marcador em uma cobrança de falta de Juninho. O zagueiro soltou a bomba e o goleiro Alonso fez uma bela defesa. Em dois lances seguidos, o Mesquita quase empatou. Todos em chutes de fora da área. No primeiro, aos 14, Leandro Neto arriscou e Renan defendeu. No outro, dois minutos depois, Nil foi quem arriscou para outra grande intervenção do camisa 1 alvinegro.
Aos 25, Reinaldo deu um belo passe de peito para Victor Simões, que quase abriu o marcador para o Botafogo. O atacante chutou de primeira da entrada da área com muito perigo ao gol de Alonso. A bola passou à esquerda do goleiro, que se esticou todo para evitar o gol. Três minutos depois, o Mesquita respondeu à altura. Nil arriscou da intermediária e acertou o travessão de Renan.
Aos 40, o Botafogo abriu o marcador em um lance praticamente perdido. O zagueiro Juninho afastou uma bola da defesa alvinegra com um chutão, que foi parar na entrada da área do Mesquita. Victor Simões acreditou no lance, ganhou do zagueiro na corrida e deu toque para encobrir o goleiro Alonso. O camisa 1 chegou a defender, mas a bola escapou e sobrou para Reinaldo marcar.
Com o gol, o Botafogo subiu de produção e quase chegou ao segundo. Maicosuel recebeu um belo passe dentro da área, girou e chutou. Alonso, no meio do gol, fez a defesa, evitando o segundo do time Alvinegro.
Apesar de ter sofrido pressão no início do segundo tempo, o Botafogo dominou a partida na etapa final. O Mesquita só assustou aos quatro minutos após uma bela arrancada de Fabrício. O meia passou por dois adversários, entrou na área e chutou para boa defesa de Renan.
A partir daí, Reinaldo, Victor Simões & cia. começaram a impor o ritmo do time alvinegro, que também subiu de produção com as entradas de Thiaguinho e Fahel nas vagas de Eduardo e Lucas Silva, respectivamente. Aos nove, Maicosuel lançou Reinaldo na corrida. O atacante passou entre dois marcadores, entrou na área e chutou forte para defesa de Alonso.
Três minutos depois, o Botafogo ampliou o marcador. Leo Silva tabelou com Alessandro e recebeu dentro da área pelo lado direito. O volante cruzou para Victor Simões, que tocou de primeira para marcar o segundo. Aos 15, a situação do time de General Severiano ficou ainda mais fácil. André, que já havia levado um cartão amarelo, fez uma falta dura e acabou expulso.
O Botafogo seguiu pressionando e quase chegou ao terceiro aos 23. Reinaldo recebeu na frente, entrou na área e foi derrubado por João Filipe. Pênalti marcado pelo árbitro Wagner do Nascimento Magalhães. O próprio atacante cobrou, mas acertou o travessão.
A equipe de General Severiano ainda teve duas oportunidades para ampliar o marcador. Aos 24, Fahel arriscou de fora da área e o camisa 1 do Mesquita espalmou para escanteio. Três minutos, após ótima tabela, Juninho recebeu dentro da área e chutou rente à trave esquerda do goleiro Alonso.
Com informações do site Globoesporte.com.