| 28/01/2009 16h48min
O presidente do Automóvel Clube da Itália (ACI), Enrico Gelpi, afirmou que a entidade é favorável à realização de uma corrida de Fórmula-1 em Roma, conforme sugeriu o ex-piloto de superbike Maurizio Flamini.
No entanto, a entidade deixou claro que o grande desafio seria convencer a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) a manter também o GP de Monza. Assim, a Itália teria duas corridas.
– A iniciativa de Maurizio Flamini é guardada com interesse, mas Monza é o templo da velocidade mundial e fundamental para o Campeonato Mundial de F-1 – disse Gelpi ao site do jornal italiano La Gazzetta dello Sport.
O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, se mostrou radicalmente contra a ideia. Principalmente nos termos atuais, no qual a prova seria disputada em um circuito de rua, não muito favorável às ultrapassagens.
– É absolutamente impensável uma nova corrida na Itália, uma vez que já temos muitas pistas
subutilizadas – criticou o dirigente.
A proposta de Flamini ainda não foi levada a Bernie Ecclestone, responsável pelos direitos comerciais da Fórmula-1. Atualmente, a categoria tem três circuitos de rua no calendário: Mônaco, Valência e Cingapura.
CLICRBS