Verão | 28/01/2009 15h18min
Parece que o clima da Serra se transferiu para o Litoral. A neblina, agora menos evidente do que pela manhã, insiste em permanecer. Em meio à bruma cinza é notável a presença de poucos guarda-sóis dos veranistas esperançosos com os escassos raios de sol que surgem de tempos em tempos. Além disso, o pouco vento e a temperatura de 26ºC aumentam a sensação de mormaço e calor, causando um certo desconforto em quem caminha pela orla.
Se a situação é indiferente para muitos, para Thiago Prates, 24 anos, e Roniclei Bastos, de 36, é preocupante. Os dois são salva-vidas da guarita 75, e até levantaram bandeira vermelha em função da baixa visibilidade.
— As condições do mar seriam de bandeira amarela, mas quando a neblina baixa o melhor é afastar os banhistas. Não conseguimos nem apoiar as guaritas vizinhas — revela Thiago.
Já para chamar a atenção da criançada, os guardiões foram espertos: fizeram dos montes de areia que apoiam as bóias esculturas
divertidas.
— Assim mantemos as
crianças por perto — brinca ele.
O fenômeno
A névoa se forma em regiões de alta umidade no ar. Por isso, é muito comum acontecerem nevoeiros em alto-mar ou próximo ao litoral. O que aconteceu de diferente nesta manhã é que o vento deslocou a névoa para a orla. Associado à alta temperatura, o nevoeiro pode dar uma sensação de desconforto e abafamento. No litoral, essa sensação é amenizada pela brisa constante. Como nesta região a umidade do ar é constantemente alta, a neblina se dissipa mais lentamente.
> Confira o blog Maré Alta
Eu sendo namorada do Thiago Prates, tenho acompanhado o trabalho dos salva- vidas desde o inicio da operação golfinho 2009 e observei a dificuldade em formar o quadro funcional, já que muitos civis almejam estar nas guaritas, mas acabam não tendo condições fisícas para isso,por este motivo os veranistas devem dar mais valor a todos salva-vidas que se encontram nas guaritas pois estão ali para trabalhar na prevenção e também para "salvar nossas vidas"! Parabéns a todos salva-vidas militares e civis pela dedicação em nossas praias!
não é porque seja pai de 1 dos guardas vidas(civil)mas,é um idealista inclusive participa de um grupo dos anjos da guarda/no transito mas, vejo este ano que a brigada e corpo de bombeiros estão interagindo muito com a sociedade>Parabens a brigada e ao corpo de bombeiros.
Salva-vidas da guarita 75, e até levantaram bandeira vermelha em função da baixa visibilidade
Foto:
Fernanda Pandolfi