| 27/01/2009 01h04min
O Brasil entrou em campo na noite desta segunda precisando de uma vitória simples para garantir classificação à fase seguinte do Sul-Americano Sub-20. Com gols de Dentinho, do Corinthians, e Maylson, do Grêmio, a seleção venceu o Chile em Puerto Ordaz, na Venezuela, pelo Grupo B da competição.
O jogo
O primeiro tempo começou equilibrado com uma leve vantagem para o Brasil que, logo aos 10 minutos, conseguiu abrir o placar com Dentinho. Patric entrou na área pelo lado direito e chutou cruzado. Dentinho apareceu por trás da zaga chilena e finalizou para o gol. Um minuto depois, de novo Dentinho. Ele arriscou um chute de fora da área, mas sem sucesso.
O Chile chegou com perigo aos 15 minutos, com Sáez, que recebeu na grande área, arriscou o chute, mas Diogo conseguiu desviar pela linha de fundo. Aos 18 minutos, Romo cruzou com veneno e a bola quase enganou o goleiro brasileiro Renan, que conseguiu segurar a bola no alto.
Diogo entrava pelo lado esquerdo da área chilena aos 23 minutos quando foi derrubado na risca da grande área, quase pênalti. Tales cobrou a falta e a zaga chilena afastou. Aos 35, Giuliano chutou de longe, mas a bola passou por cima do travessão.
Walter, mais apagado nessa partida do que nas duas primeiras, contra Paraguai e Bolívia, participou de uma bela jogada aos 37. O atacante passou de calcanhar para Renan Oliveira, dentro da área, e o meia chutou em cima do goleiro Saavedra. Aos 42, o jogador do Inter cobrou falta de fora da área, mas o chute saiu sem direção.
O Chile voltou a ameaçar com mais perigo nos minutos finais. Aos 45, Aranguiz cobrou falta frontal direto para o gol e Renan defendeu. Nos acrécimos da primeira etapa, Caroca bateu falta da entrada da área e Renan espalmou. No rebote, o Chile ainda tentou chutar para o gol, mas a zaga brasileira conseguiu afastar.
Na segunda etapa, o Chile pressionou em alguns momentos, mas o Brasil jogou melhor. Aos oito minutos, o Chile quase marcou. Llanos fez boa jogada pela direita, invadiu a área e chutou cruzado direto na trave.
Tales tentou ampliar o placar para o Brasil aos 13 após lançamento de Dentinho, mas o goleiro Saavedra pegou. Aos 15 minutos, um gol feito perdido por Dentinho. Após cruzamento de Walter, do lado direito da grande área, o atacante do Corinthians chutou na rede pelo lado de fora.
O técnico brasileiro Rogério Lourenço fez alterações. Walter saiu para a entrada de Alan Kardec, e Renan Oliveira deu lugar a Maylson, do Grêmio.
Aos 21 minutos, Giuliano arriscou uma bomba de fora da área, mas a bola saiu para fora. Cinco minutos depois, Maylson também chutou de onge, mas a bola passou alto sobre o gol chileno.
Aos 27, mais uma alteração brasileira: Dentinho saiu para a entrada de Zé Eduardo.
Tales perdeu outra chance de fazer o segundo para o Brasil aos 30, quando entrou pela esquerda e chutou cruzado, mas a bola passou pela frente do gol de Saavedra, sem perigo. Aos 32 minutos finalmente saiu mais um gol. Maylson, em cobrança de falta de fora da área, não desperdiçou.
O goleiro brasileiro Renan fez ótima defesa aos 35 minutos em uma cobrança de falta de Sagredo. O chileno mandou na área, Medel cabeceou e Renan segurou firme.
Aos 41 minutos, Tales alçou a bola na área e Sandro cabeceou para fora.
O jogo terminou com o placar de 2 a 0 para o Brasil, que já está classificado para a próxima fase. O próximo jogo dos brasileiros é contra o Uruguai e vale a liderança do Grupo B.
CLICRBS