| 23/01/2009 22h50min
O Avaí batalhou muito diante de um Pacaembu com a torcida toda a favor do Corinthians, mas nos pênaltis o time paulista levou a melhor e se classificou para a final da Copa São Paulo. Esta foi a melhor campanha do time catarinense nas quatro edições que participou no Campeonato.
A final será disputada neste domingo, dia 25, às 11h, no Pacaembu entre Corinthians e Atlético-PR.
Primeiro tempo
A partida começou bem movimentada, principalmente pelo lado do Corinthians. Logo aos 2 minutos, O Corinthians chegou com perigo. Na boa troca de bolas, Marcelinho tocou para Fernando Henrique, que chutou da entrada da área e o goleiro Renan fez boa defesa.
Aos oito minutos o atacante Jadson protagonizou um lance incrível. Depois do cruzamento de Fernando Henrique, o atacante cabeceou, a bola bateu na trave e voltou para o ele, que chutou forte, e acertou o travessão, sem goleiro, perdendo um gol feito.
O Avaí chegou pela primeira vez aos 18 minutos. Na cobrança de falta, a bola foi rolada para Jhonny, o volante avaiano acertou um belo chute e obrigou André Dias a fazer uma grande defesa.
O Avaí foi melhorando e, aos 31 minutos chegou ao seu gol. Luiz Carlos cruzou pela direita, a zaga e o goleiro André Dias falham e Cristian, de peito só empurra para abrir o placar no Pacaembu.
O Corinthians quase chega ao empate aos 43 minutos. Marcelinho arrancou do meio de campo e da entrada da área chutou de esquerda, o goleiro Renan fez uma boa defesa e mandou a bola para escanteio.
Segundo tempo
Na volta para o segundo tempo o técnico Adaílton Ladeira colocou em campo Silvio no lugar de Jadson e botou o Timão para cima do Avaí.
Aos nove minutos, depois de grande jogada do lateral Bruno, o meia Boquita chutou a queima-roupa, mais uma vez o goleiro Renan, bem colocado fez defesa.
Um minuto depois, em cobrança de falta o Corinthians chegou ao empate. Marquinhos colocou a bola no ângulo esquerdo, sem chances para o goleiro Renan.
Depois do gol o Avaí recuou e deu muito espaço para o Corinthians criar oportunidades de gol. Aos 12 minutos, Arnon recebeu lançamento e da entrada da área chutou. O goleiro Renan saiu bem do gol e evitou a virada do time paulista.
A partir dos 20 minutos, mesmo com maior volume de jogo, o Corinthians dava espaço ao Avaí, que criou algumas oportunidades. Aos 20 minutos, Renan cobrou escanteio rápido e Medina cruzou para a área, a bola passou muito perto do atacante Cristian que por pouco não cabeceou para o gol.
Com o tempo passando as duas equipes fizeram um jogo mais conservador e estavam mais preocupadas em se defender do que atacar. E, a partir dos 30 minutos parecia que os times esperam o apito final do árbitro para a decisão da vaga á final ser decidida nos pênaltis. E foi o que aconteceu.
Pênaltis
A cobrança de pênaltis começou com o Avaí. O lateral Renan Oliveira cobrou bem e anotou o gol. Na sequencia, Marcelinho empatou para o Corinthians. Jhonny pelo Avaí e Sacha pelo Corinthians, converteram para seus respectivos times. A partir da quinta cobrança, o Avaí perdeu três pênaltis em seguida, com Juninho, Luan e Ildemar. Pelo Corinthians perderam Fernando Henrique e Vinícius. Na última cobrança da primeira série, o lateral Bruno chutou forte e definiu a classificação para o Corinthians.