| 23/01/2009 01h01min
A Seleção garantiu a primeira vitória no Campeonato Sul-Americano Sub-20, com grande contribuição de uma dupla do Inter. Walter e Tales marcaram os gols do Brasil contra a Bolívia, na vitória de 2 a 1, de virada. A partida foi realizada no Estádio Cachamay, em Puerto Ordaz, na Venezuela.
Além de Tales e Walter, o meia Giuliano e o volante Sandro, também do Inter, também estiveram em campo. O representante gremista foi Douglas Costa.
Com a vitória, a equipe brasileira ficou em segundo do Grupo 2, com quatro pontos. Ainda sem pontuação, a Bolívia é a lanterna. O líder é o Uruguai, com seis.
O Brasil volta a campo na segunda-feira, contra o Chile. Uma vitória garante a classificação para a fase final da competição.
O jogo
O Brasil começou a partida com a iniciativa. Porém, errava muitos passes no ataque. A Bolívia, por sua vez, jogava no contra-ataque e arriscava de fora da área.
Walter desperdiçou uma chance incrível aos 18 minutos. O atacante recebeu lançamento na área, ganhou da marcação e, livre, chutou para fora, com muita força.
Pênalti para a Bolívia
Aos 22, uma bobeira da defesa brasileira. O zagueiro Rafael Tolói, do Goiás, deu uma gravata em Ronald Suarez, dentro da área: pênalti. Na cobrança de Castellón, o goleiro Renan defendeu. Mas no rebote, Castedo não perdoou e chutou para as redes.
Com o placar desfavorável, a Seleção foi para cima. Aos 31, Douglas Costa cobrou falta venenosa da intermediária, rasteira, que quase enganou o goleiro Alex Arancibia. Pouco depois, Dentinho carimbou a trave.
Walter empata
O gol de empate saiu aos 34. Em boa jogada individual, Giuliano entrou driblando na área, mas foi desarmado. Walter pegou a sobra e soltou a bomba: 1 a 1.
No intervalo, o técnico Rogério Lourenço fez uma dupla substituição, colocando Tales e Diogo no lugar de Douglas Costa e Everton, respectivamente.
Tales entra bem
As alterações deram certo e o Brasil marcou logo aos seis minutos. Walter tocou de calcanhar e Tales entrou chutando da entrada da área para virar o marcador. O meia colorado ainda quase ampliou o placar, ao dividir uma bola com o goleiro, mas a zaga conseguiu afastar.
Aos nove minutos, Tolói, que havia recebido amarelo no lance do pênalti, fez outra falta dura e recebeu o vermelho. Na Bolívia, Sebastian Molina foi expulso ao acertar um carrinho por trás em Diogo, aos 25.
No final, a Bolívia pressionou, mas sem efetividade e o Brasil conseguiu segurar o 2 a 1 e a primeira vitória na competição.
CLICRBS