| 20/01/2009 08h53min
Destaque no amistoso diante do São José-PA, no último domingo domingo, o ex-júnior Edenilson, meia convertido em lateral-direito, não escondia o otimismo nesta segunda no Centenário. O jovem jogador de 19 anos comemora a nova fase. Há pouco mais de um ano era o faz tudo de uma clínica de oftalmologia.
– Eu ganhava uns 300 e poucos reais como office-boy. Aí, o meu irmão Edmar me levou para jogar nos juniores do Guarani-VA no ano passado. Ele é meia, e agora está no Santo Ângelo – contou.
Até então, o futebol para Edenilson era hobby. Não passou por equipes infantis ou juvenis, entrou direto no júnior. Natural de Porto Alegre, chegou a fazer testes no Grêmio e no Inter, mas sem sucesso. Agora, o sonho de criança voltou à tona, principalmente depois da estreia exitosa no Caxias, que pode lhe render até uma titularidade.
– O professor me elogiou, disse para eu me dedicar bastante. Mas o Schneider e o Tiago Henrique são bons – desconversou o novato, citando os laterais de ofício do grupo.
Edenilson subiu aos profissionais do Guarani de Venâncio Aires, time do então técnico Mazzaropi, na Segundona e depois disputou a Copa Lupi Martins, quando atuou de meia, volante e até de atacante. Só uma posição não o agrada:
– De zagueiro não dá. É muito difícil marcar ali atrás – destacou.
O time grená estreia no Gauchão diante do Veranópolis, às 19h30min de quinta-feira, no Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis.
PIONEIRO