| 19/01/2009 12h03min
Na luta para retomar o posto de número 1 do mundo, o suíço Roger Federer derrotou o italiano Andreas Seppi por 3 sets a 0, nesta segunda, na estreia no Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano. As parciais da partida foram 6/1, 7/6 (4) e 7/5. Na próxima rodada, o tenista terá pela frente o russo Evgeny Korolev, que mais cedo eliminou o espanhol Carlos Moya por 3 sets a 0 (6/3, 6/1 e 7/6 (7). As informações são do GloboEsporte.com.
Esta é a primeira vitória de Roger Federer na Rod Laver Arena desde a final de 2008, quando ele perdeu o título para o sérvio Novak Djokovic. O suíço chega ao Grand Slam após ter conquistado também em Melbourne, no último sábado, o título do torneio de exibição Kooyong Classic. Com 13 títulos de Grand Slam no currículo, o tricampeão do Aberto da Austrália (2004, 2006 e 2007) luta em Melbourne para igualar o recorde obtido por Pete Sampras, dono de 14 conquistas nesse tipo de torneio.
O jogo
Federer começou de forma mais lenta, permitindo logo no seu primeiro game de serviço que Seppi ameaçasse seu saque. O numero 2 do mundo conseguiu se recuperar, salvou o serviço e, a partir de então, passou a comandar as ações. Após o italiano confirmar seu saque na terceira parcial, Roger conseguiu uma sequência com quatro games, quebrando dois serviços do adversário e fechando o primeiro set em 6/1 em apenas 20 minutos.
O segundo set trouxe um Andreas Seppi mais determinado e dificultando as ações para Roger Federer. Os dois tenistas foram confirmando seu serviço até o quinto game, quando o suíço teve a primeira chance de quebra, mas Seppi conseguiu se recuperar. E foi o italiano que teve a primeira oportunidade de fechar o set, no 12º game. Federer salvou o break point e levou a partida para o tiebreak, em que, com facilidade, fechou em 7/6 (4), após 57 minutos de set.
Andreas Seppi continuou a trazer dificuldades para Roger Federer no terceiro set. Mas, como na parcial anterior, o italiano voltou a desperdiçar as oportunidades de quebra. No game mais longo da partida, Seppi perdeu três break points, até Federer confirmar e fazer 2/1. No quinto game, mais ameaça, com Federer salvando e abrindo 3/2. O suíço teve sua primeira oportunidade de quebra no set apenas no sexto game, mas desta vez foi Seppi quem salvou.
A partida continuou equilibrada até o décimo game, quando Roger Federer teve seu primeiro match point, no serviço do adversário. Determinado a fechar logo, o suíço acabou jogando para fora uma bela cruzada de esquerda, e Seppi em seguida fechou o game, igualando em 5/5. No game seguinte, seria a vez de o italiano ter um break a favor, mas, pela 10ª vez no jogo, ele não conseguiu confirmar sua vantagem. Andreas Seppi pagaria por seu erro no game seguinte. Em seu quarto match point a favor, Federer quebrou o serviço do rival e fechou o set em 7/5.