| hmin
Se a final do Catarinense dependesse dos resultados entre mapas astrais e jogos de búzios, daria empate. Para os astros, o título fica com o Caxias. Mas os adeptos do candomblé apontam vitória do Figueirense.
Por outro lado, todos concordam que não será uma partida fácil e que tudo pode mudar, dependendo das energias na hora do jogo. Ou seja, o resultado é imprevisível até mesmo para aqueles que estão acostumados a fazer previsões.
O babalaô Atílio Pedro, de Joinville, afirma que costuma ter 90% de chances de acerto e é ele quem dá a previsão negativa para o vizinho Caxias – o pai-de-santo mora na rua do Ernestão.
– Será um jogo duro, mas as chances são maiores para o Figueirense – diz.
No time do norte do Estado, o babalaô anuncia que três jogadores serão destaques na partida e que têm outros times de olho em dois deles. O carrasco do Caxias que, segundo Pedro, pode fazer o gol do título, é um "moreno, de estatura mediana e jovem". Entre os que se encaixam no perfil estão Roberto e Danilo.
Já os astros apontam um jogo diferente – para o astrólogo Homar Moraes, dificilmente o Figueirense vence. O mapa astral tirado para o clube mostra que o jogo deve empatar – o que garante o título ao Caxias - ou até dar 1 a 0 para o time joinvilense.
A única coisa que pode atrapalhar o Caxias é o signo de gêmeos no ascendente do mapa astral. Isso pode significar, no entendimento de Moraes, que interesses e vaidades podem estar envolvidos.
– Se o árbitro não for firme, esses interesses podem se sobressair.
CARLA ARGOLO / DIÁRIO CATARINENSE