| 14/01/2009 17h19min
A Kawasaki já foi embora e a Honda chegou ameaçar a saída da MotoGP. Afetada pela crise financeira mundial e preocupada com o futuro das equipes, a categoria também trabalha para um corte de custos radical. Em reunião no Japão na última semana, os construtores levantaram algumas propostas, dentre elas, a redução no fim de semana de treinos e uma forma de prolongar a longevidade dos motores.
– Temos algumas limitações para 2009, mas as motos já foram construídas, então não podemos fazer milagres – lembrou o chefão da Ducati, Livio Suppo, durante coletiva de imprensa nesta quarta.
Suppo dá pistas de onde podem ser feitos os cortes nos orçamentos das equipes:
– Os motores e, obviamente, as peças de reposição de qualquer lugar são alguns dos elementos mais importantes no balanço das equipes: para cortar, você precisa começar aí. Imaginamos que a única coisa a ser feita agora é fazer as motos gastarem menos tempo nas pistas. Então, menos
dias de testes, treinos e sessões
classificatórias mais curtos e motores que possam durar pelo menos duas corridas.
Para o dirigente, as equipes terão uma nova roda de discussão, para traçar os planos para 2010. Alguns temas já foram levantados.
– Por exemplo, podemos mudar para freios de aço. Podemos reduzir o número de motos para cada equipe, com duas motos e apenas uma de reserva. Os motores devem fazer mais de uma corrida, o que vai significar em grandes mudanças no projeto do próximo ano – finalizou.
Com informações do GloboEsporte.com.