| 14/01/2009 10h26min
Com a desistência de cinco equipes, e a inclusão do Atlético de Carazinho, a Segundona Gaúcha 2009 deve contar com 23 equipes. As saídas confirmadas de 15 de Novembro, Guarani-VA, São José-CS, Cruz Alta e Carazinhense, provocaram um reajuste na composição das chaves.
A competição segue com três grupos. A chave 1 tem oito equipes: Pelotas, Farroupilha (de Pelotas), Rio Grande, São Paulo (de Rio Grande), Bagé, Guarany de Bagé, 14 de Julho (de Livramento) e Flamengo (de Alegrete).
O grupo 2 ficou com sete times: Porto Alegre, Cruzeiro (de Porto Alegre), Aimoré (de São Leopoldo), Brasil de Farroupilha, Cerâmica (de Gravataí), Rio Pardo e São Gabriel. E a chave 3 será composta por oito clubes: Santo Ângelo, Panambi, Glória de Vacaria, Riograndense (de Santa Maria), Milan (de Júlio de Castilhos), Três Passos, Lajeadense e Atlético de Carazinho.
A primeira rodada está definida, e marcada para o dia 08 de março. A Segundona Gaúcha deve se estender até 23 de agosto. A fórmula de disputa mudou. A primeira fase será disputada dentro dos grupos, em turno e returno, classificando 18 equipes.
A segunda fase terá três hexagonais, também no sistema de turno e returno dentro das chaves, passando adiante os dois primeiros de cada e os dois melhores terceiros colocados.
A terceira fase será formada por dois quadrangulares, seguindo a disputa em turno e returno dentro das chaves. Os dois melhores de cada passam para o quadrangular decisivo, ainda em pontos corridos, que vai definir os dois classificados - campeão e vice - para o Gauchão 2010.
CLICRBS