| 13/01/2009 05h05min
Se no ano passado Tite e Fernando Carvalho convenceram Bolívar a assumir a lateral-direita do Inter, em 2009 o jogador ouviu apenas a voz da experiência: a do pai. O curioso é que também foram os conselhos do ex-zagueiro/lateral que fizeram Bolívar trocar a lateral pela zaga em 2006.
Durante as férias, Bolívar filho aproveitou os cerca de 30 anos de vivência de Bolívar pai no futebol para tomar a decisão. Seja na praia ou na casa da família em Santa Cruz, os dois trocaram ideias sobre o assunto durante o mês de dezembro. As boas atuações nas cinco partidas em que ele disputou pela Sul-Americana na posição e o fato de manter a estrutura do time no começo da temporada foram levados em consideração.
– O meu pai é um cara que viveu isso. É muito importante ter dentro de casa uma pessoa como ele – diz.
Assista a vídeo de Bolívar comentando sobre sua nova posição:
Bolívar admite que estava um pouco receoso em retornar à lateral devido ao longo tempo sem atuar por lá. Ainda mais porque foi dentro da área, ao lado de Fabiano Eller, que ele se consagrou na campanha do título da Libertadores de 2006.
Mas a linha de quatro de Tite exige esforços redobrados de marcação. O próprio jogador admite que por vezes ele aparece mais como um terceiro zagueiro do que necessariamente como um apoiador. O que dá a Bolívar uma qualidade especial nas partidas.
– O pessoal não espera que eu suba muito então viro um elemento surpresa. Quase marquei o gol do título da Sul-Americana – lembra.
A oportunidade de ajudar o ataque e ter a bola nos pés por mais tempo também agrada. Bolívar já planeja iniciar trabalhos
específicos de cruzamentos com o auxiliar técnico Cléber Xavier quando a
delegação retornar à Capital. Ele só não iniciou o treino do fundamento durante a pré-temporada em Bento Gonçalves porque as pernas ficam inchadas e doloridas devido aos trabalhos físicos.
A mudança livra Bolívar da concorrência acirrada na zaga. Com a recuperação de Sorondo, serão cinco candidatos a duas vagas: o uruguaio, Álvaro, Índio, Danny e o recém promovido Wagner. Isso sem contar com Danilo Silva, que também está deslocado para a lateral-direita. Na última rodada do Brasileirão, ele atuou ao lado de Álvaro na derrota por 3 a 1 para o Figueirense, em Florianópolis. Bolívar um curinga de Tite?
– Curinga é quem atua em mais posições. Estou mais para um valete – brinca.
Danilo
Bolívar ganhou um concorrente também na lateral-direita. Contratado na metade de 2008, o então zagueiro Danilo chegou ao Beira-Rio muito magro. Foi para o São Paulo e Muricy Ramalho o dispensou pelo mesmo motivo. De volta ao
Inter, ganhou sete quilos em massa muscular.
Arilton e Noir
Outro lateral-direito deve chegar ao Beira-Rio: Arilton, 19 anos, tem contrato com o Coritiba até a metade do ano. O vice de futebol Fernando Carvalho não confirmou nem desmentiu a contratação.
A contratação do atacante Noir segue indefinida.