| 12/01/2009 20h51min
O Figueirense apresentou ao Governo de Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira, o projeto definitivo da Arena Florianópolis, estádio candidato a receber os jogos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Nesta terça-feira, dia 13, o documento será entregue à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, dois dias antes do prazo estipulado pela Fifa.
A capital catarinense se destaca pela localização, pelo sistema viário, que facilita o acesso e o escoamento de veículos, e por possuir estacionamento com mais de 10 mil vagas em um raio de até quatro quilômetros da Arena. A obra terá capacidade para 42.473 pessoas com todas as arquibancadas cobertas, um complexo Multiuso. Os investimentos de R$ 166 milhões para a construção do estádio são privados e foram confirmados pelo vice-presidente de Patrimônio do clube catarinense, Carlos Aragão, que responde pelo projeto técnico.
O documento, produzido em português e inglês, reúne em dois módulos
as plantas e as especificações
técnicas do projeto, de acordo com as normas contidas no caderno de encargos da Fifa.
— Primeiramente, nós fizemos um projeto básico para concepção de espaço, de capacidade e de custo. Agora, entregamos o projeto definitivo arquitetônico coordenado pelo arquiteto Thiago Brüggemann Fortkamp, com a participação de toda equipe de engenharia do Figueirense Futebol Clube — afirmou Carlos Aragão.
— O objetivo é otimizar o investimento, independente dos eventos esportivos. A Arena vai funcionar todos os dias, oferecendo opções de lazer, salas comerciais e lojas. Queremos colocar Florianópolis na rota de grandes eventos culturais — acrescentou.
Potencial turístico será explorado
Na apresentação do projeto, foram abordados temas como o maior envolvimento dos veículos de comunicação na candidatura de Florianópolis, os projetos desenvolvidos para as áreas de segurança, meio ambiente, saneamento e
infra-estrutura, apresentados no relatório encaminhado no último dia 28
de dezembro à Associação Brasileira de Infra-estrutura de Base (Abdib). Ressaltou-se ainda a necessidade de explorar o potencial da capital catarinense, apontada recentemente pelo NY Times como um dos principais destinos turísticos da América Latina.
O documento será apresentado nesta terça-feira ao Comitê da Copa do Mundo, no Rio de Janeiro, pelo coordenador do Comitê Executivo Estadual Joceli de Souza. No próximo dia 15 de fevereiro, a Abdib entregará o relatório técnico das cidades candidatas à CBF. Já o anúncio das 12 cidades escolhidas para sediar a competição será no mês de março.
Assista ao vídeo do projeto:
Documento apresentado pelo Figueira reúne as plantas e as especificações técnicas do projeto
Foto:
Flávio Neves