| 12/01/2009 11h12min
As equipes mexicanas Pachuca e Chivas Guadalajara são as duas últimas a garantirem uma vaga na Copa Libertadores da América. Ambas conseguiram a classificação na noite deste domingo, na cidade de Carson, na Califórnia, após disputas de pênaltis diante de Atlas e Morelia, respectivamente, nas finais da Interliga, torneio do país que define os representantes na competição continental. O Pachuca ainda disputará a Pré-Libertadores e, se avançar, ficará no Grupo 7, o mesmo de Grêmio, Aurora e Boyacá Chicó. As informações são do GloboEsporte.com.
O Pachuca empatou em 3 a 3 com o Atlas no tempo normal. Nas penalidades, o único time mexicano a conquistar um torneio da Conmebol (Copa Sul-Americana de 2006) venceu por 10 a 9. Já o Chivas derrotou o Morelia por 4 a 2 nos pênaltis após empate de 1 a 1 no tempo normal.
Por ter feito melhor campanha na Interliga, o Chivas vai direto para a fase de grupos da Libertadores. O time de Guadalajara entra no Grupo 6, ao lado de Lanús, Everton e Caracas. Já o Pachuca vai disputar a Pré-Libertadores em jogos de ida e volta contra a Universidad do Chile.
O San Luis foi o primeiro clube mexicano a garantir a sua participação na Libertadores deste ano por ter sido o líder da primeira fase do Torneio Apertura do Campeonato Mexicano, em 2008. O San Luis está no Grupo 8, junto com San Lorenzo, Libertad e Universitário.