| 04/01/2009 14h26min
A paraibana Diana Cristina está nas quartas-de-final do Billabong ASP World Junior Championships 2008 na Austrália. O domingo de ondas de um metro em North Narrabeen foi todo reservado para a categoria feminina e a índia Tininha, estreou com o terceiro maior placar do dia. A catarinense Gabriela Leite também começou bem e as duas acabaram se encontrando nas oitavas-de-final, com Diana avançando para enfrentar a havaiana Leila Hurst. Já a categoria masculina foi adiada, permanecendo parada na nona bateria da primeira fase classificatória.
A decisão do Mundial Pro Junior da ASP, para surfistas de até 21 anos de idade, vai até sábado em Sydney. O Brasil é recordista com quatro títulos no masculino, mas não tem nenhum no feminino, com todos vencidos pela Austrália. Laura Enever vai tentar manter a escrita, mas é a única nas quartas-de-final. Além de Diana Cristina, o Havaí tem duas surfistas, duas da Nova Zelândia, uma dos Estados Unidos e uma da França, entre as oito candidatas ao título feminino do Billabong ASP World Junior Championships 2008.
A campeã sul-americana derrotou a australiana Laura Enever nas suas estréias em Sydney. Na primeira fase, o placar de Tininha de 14,67 pontos (notas 7,67 e 7,00), só ficou atrás dos exatos 15 pontos que a francesa Alizee Arnaud tinha atingido duas baterias antes. Porém, as duas marcas foram superadas nas oitavas-de-final pela norte-americana Courtney Conlogue, que somou notas 8,17 e 7,50 para atingir 15,67 pontos na terceira bateria.
No confronto verde-amarelo das oitavas-de-final as condições do mar não ajudaram, poucas ondas foram surfadas e tudo foi decidido na última série. Nela, Gabriela Leite ganhou a maior nota - 6,5 - da bateria e venceria se Diana Cristina não tivesse tirado um 5,67 na onda anterior. O placar foi encerrado em 10,34 x 9,40 pontos, com a catarinense ficando em nono lugar no Mundial Pro Junior 2008 da ASP.