| 02/01/2009 08h04min
Na tarde desta sexta-feira, Caxias e Juventude iniciam oficialmente a temporada 2009. Os jogadores dos rivais se reapresentam à tarde - os grenás no Estádio Centenário, e os alviverdes no Alfredo Jaconi.
Ainda sem vice de futebol, desde a renúncia do eleito Antonio Ferro, o Juventude fará a primeira partida oficial de 2009 no Alfredo Jaconi, dia 20, às 19h30min, diante do Sapucaiense. No comando da equipe, ao invés de Ivo Wortmann, anunciado anteriormente com o treinador para a atual temporada, estará Paulo César Gusmão, auxiliado pelo ex-goleiro vascaíno Acácio.
Da base titular na maior parte de 2008 restam poucos nomes: os volantes Renan, Walker e Lauro, e os atacantes Maycon, Ivo e Mendes. Não houve renovação com Michel Alves, enquanto o lateral-direito Elvis e o meia Xuxa foram emprestados. Até o momento vieram cinco reforços e o restante do grupo deverá ser completado pelas categorias de base.
O Caxias começará o ano fora de casa, mas não tão longe dela. Dia 22, às 19h30min, encara o Veranópolis, no Estádio Antônio David Farina. Na casamata, em substituição a Gilson Kleina, demitido após a eliminação na Copa Lupi Martins, estará Rene Weber, auxiliado pelo ex-zagueiro colorado Aloísio e acompanhado dos preparadores físico, Paulo Camello, e de goleiros, Jorge Ferreira, o Jorgeira.
Da base que disputou o ano anterior ficaram, além de vários egressos das categorias de base, o goleiro Juninho, os volantes Leo Mineiro e Marielson e o atacante Marcos Denner, entre outros. Os atacantes Edimar e Kempes, mais o lateral-esquerdo Aelson, que estavam emprestados, se reintegram ao grupo. Até o momento foram oficializadas oito contratações.
O desafio consiste em fazer com que pelo menos alguns dos sonhos se realizem este ano. Só que com muito menos dinheiro no bolso, em função da míngua de recursos e patrocínios provocada pela crise econômica mundial.
PIONEIRO