| 31/12/2008 17h34min
Depois de começar bem o ano, com conquistas importantes como a Copa São Paulo de Juniores e logo depois o Campeonato Catarinense, o final do ano para o Alvinegro não foi o esperado pela diretoria e muito menos pela torcida. Além de o time cair para a segunda divisão do Brasileiro viu seu maior rival, o Avaí fazer uma excelente Série B e conquistar uma das vagas à elite em 2009.
O presidente do clube. Norton Flores Boppré, em entrevista para a rádio CBN/Diário, fez uma análise do ano do Figueira:
— Foi um ano que oscilamos bons e maus momentos dentro daquilo que estava por nós programado. Começamos bem com a conquista de um título inédito para o clube, a Copa São Paulo de Juniores. No Campeonato Estadual obtivemos o 15º título. No Campeonato Brasileiro tivemos um começo satisfatório e depois não conseguimos alcançar o êxito que todos nós esperávamos e o clube não obteve no final do campeonato o objetivo programado para o final.
O presidente também falou sobre o empenho do clube em transformar Florianópolis em uma das sedes para a Copa do Mundo de 2014:
— Em outros campos na vida do clube, seguiu seus projetos importantes em parceria com a administração pública municipal, com o governo do Estado, que diz respeito a oferecer o seu patrimônio, seu estádio e o seu projeto para que Florianópolis possa se constituir em uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.
Em relação ao grupo de jogadores, Boppré foi enfático em dizer que todos os jogadores que saíram do clube até agora não estavam nos planos do time para 2009. Destacou também o empenho do clube em manter jogadores como o goleiro Wilson e o meia Fernandes:
— Os jogadores que saíram não estavam na programação do time para 2009. Nós estamos nos empenhando para poder manter os jogadores que se destacaram em 2008 como o goleiro Wilson, que hoje é um dos ídolos da torcida. O Figueirense não mediu esforços para mantê-lo dentro do elenco para 2009. Assim fizemos também com Fernandes, que é uma referência e tem o carinho muito grande da torcida. O atacante Bruno Santos, que mostrou muita qualidade e outros jogadores que nós vamos nos empenhar para manter. Até o dia sete de janeiro, dia da reapresentação, estaremos trazendo outros reforços para compor o elenco — concluiu o presidente Alvinegro.
CLICRBS