| 21/12/2008 18h41min
O Barcelona ampliou, neste domingo, a vantagem na liderança do Campeonato Espanhol. Neste domingo, o time catalão bateu o Villarreal por 2 a 1, de virada, no El Madrigal e aumentou para 10 pontos a vantagem em relação ao vice-líder, o Sevilla. Agora, o time comandado por Josep Guardiola tem 41 pontos. Já o Villarreal permaneceu com 29 e caiu para a sexta colocação da competição.
Os dois times só voltam a campo em 2009, no dia 4 de janeiro, pela 17ª rodada da competição. O Barça recebe o 17º colocado Mallorca no Camp Nou, enquanto o Villarreal faz confronto direto com o Real Madrid, quinto colocado, no Santiago Bernabéu.
O jogo foi acirrado. Logo aos dois minutos, Henry saiu cara a cara com o goleiro Diego López, que salvou o time da casa. Aos nove, o francês recebeu de Eto’o, mas bateu para fora. A resposta do Villarreal só veio aos 17, quando o italiano Rossi fez linda jogada individual e chutou rente à trave esquerda de Valdés.
Nove minutos depois, porém, novamente López teve que trabalhar. Busquets chutou de primeira e o goleiro do Villarreal vôou para fazer difícil defesa. A última boa chance do primeiro tempo também foi dos visitantes: Aos 35, Henry cruzou fechado e Messi, e depois Xavi, por pouco não desviaram para as redes.
A partida continuou movimentada na etapa complementar. Logo aos dois minutos, Cani recebeu belo lançamento de Rossi e tocou com categoria para vencer Valdés e colocar o time da casa em vantagem. A resposta foi rápida e fatal. O lateral brasileiro Daniel Alves fez boa jogada pela direita e cruzou para Keita deixar tudo igual.
Os anfitriões sentiram o golpe e viram o Barça virar o placar aos 20 minutos, de novo em jogada pelo lado direito. Desta vez, Xavi cruzou na área e Henry pegou de primeira, fazendo um belo gol.
O jogo esquentou após a virada. Aos 29, Piqué fez falta violenta em Franco e foi expulso, deixando o líder do Espanhol com um a menos. Mesmo assim, o time conseguiu segurar a pressão, sem, porém, escapar de levar dois grandes sustos.
Aos 40 minutos, Franco avançou em velocidade e bateu para fora após saída de Valdés. Já aos 46, o experiente Nihat chutou da entrada da área e a bola passou muito perto da trave direita do goleiro do Barça, na última chance de gol da partida no El Madrigal.
GAZETA PRESS