| 14/12/2008 17h10min
Buscando o título simbólico de campeão de inverno na Alemanha, o Hoffenheim, de Carlos Eduardo, recebeu o Schalke 04, de Rafinha, Bordon e Zé Roberto (ex-Botafogo), e apenas empatou por 1 a 1. Dessa forma, o caçula da Bundesliga termina o primeiro turno com o mesmo número de pontos do Bayern de Munique e leva vantagem nos critérios de desempate.
O placar da partida só foi aberto depois de 40 minutos que o jogo já havia começado. O alemão Gerald Asamoah marcou para os visitantes e colocou água no chopp do Hoffenheim. Só que, com 13 minutos do segundo tempo, o Schalke 04 perdeu o atacante alemão Jermaine Jones expulso pelo segundo cartão amarelo. O time da casa cresceu com a expulsão, foi pra cima e conseguiu um empate aos 27 minutos com o camisa 10, Selim Teber. O jogo ficou mais tenso e o volante holandês Orlando Engelaar também foi expulso pelo segundo cartão amarelo, deixando o Schalke 04 com apenas nove jogadores em campo.
Mesmo com dois jogadores a mais, o Hoffenheim não conseguiu transformar a superioridade numérica em gols e com isso terminar o primeiro turno da Bundesliga em primeiro lugar, com 35 pontos, junto com o Bayern de Munique e dois na frente do Hertha Berlin e Hamburgo. Agora o Campeonato Alemão entra de férias e só volta a ter jogos no dia 31 de janeiro de 2009.