| 10/12/2008 14h01min
Em chat realizado na redação do clicRBS na tarde desta quarta-feira, dia 10, o zagueiro André Turatto falou sobre o início da carreira, a passagem pelo futebol estrangeiro e, claro, o ano de acesso do Avaí e a expectativa para a temporada 2008. Para o defensor azurra, os comandados de Silas devem esperar um campeonato com qualidade técnica mais elevado na Série A.
— A Série B é mais brigada, com mais raça, garra. Já a Série A é de mais qualidade técnica. Você precisa, na Série A, ter muito mais concentração. Um erro seu, é um gol do adversário — declarou.
O zagueiro também afirmou que o Leão da Ilha precisará começar jogando muito bem na elite para impor respeito na competição:
— Inicialmente os outros clubes não vão respeitar o Avaí. Por isso, temos que começar muito bem, para conquistar este respeito.
Para Turatto, talvez a estrutura física do clube ainda não seja a adequada, mas os profissionais — diretoria, comissão
técnica, jogadores — são dignos da elite. Ele acredita
que o Leão deve ser cauteloso e dar um passo de cada vez na Primeira Divisão:
— Nosso primeiro objetivo é conquistar os 45 pontos necessários para evitar o rebaixamento. Posteriormente, temos condições de chegar até uma Sul-Americana — disse.
Confira, abaixo, os principais momentos do bate-papo.
O que podemos esperar do Avaí em 2009?
Turatto: No Catarinense, tenho certeza que vamos brigar pelo título. Na Série A do Brasileiro temos que ser mais prudentes e nosso primeiro objetivo é conquistar os 45 pontos necessários para evitar o rebaixamento. Posteriormente, temos condições de chegar até uma Sul-Americana.
Qual foi o momento mais marcante no Avaí este ano?
Turatto: Eu acho que foi no jogo contra o Fortaleza, em que nós estávamos perdendo de 1 a 0 e o torcedor nos motivou até o último minuto e conseguimos fazer os dois gols no
finalzinho.
Quem mais se destacou no elenco?
Turatto: Durante o campeonato todo, com
certeza o Marquinhos. Nas últimas e decisivas rodadas o Evando também teve muito destaque.
Qual foi o seu melhor jogo pelo Avaí nesse ano?
Turatto: A minha melhor partida foi contra o Corinthians. E acredito que a melhor do Avaí talvez tenha sido contra a Ponte Preta.
Você não jogou no Catarinense, mas sente o grupo está com o grito de campeão engasgado?
Turatto: Todos os jogadores falam deste Catarinense. Com certeza está um pouco engasgado e todos querem ser campeões.
O time está motivado para o Estadual?
Turatto: Com certeza. Assim que conseguimos o acesso já começamos a falar sobre o próximo ano, sobre o título Catarinense e a montagem da equipe para a Primeira Divisão.
Você não acha que a diretoria deveria se preocupar em trazer mais jogadores com garra, como você, para a Série
A?
Turatto: Eu acredito que o Silas tenha o perfil de contratar jogadores deste estilo. Pode-se observar as últimas
contratações, como o William, o Evando, além de mim. São jogadores com um mesmo perfil.
Qual será a maior dificuldade do Avaí na elite?
Turatto: Talvez a maior dificuldade é porque inicialmente os outros clubes não vão respeitar o Avaí. Por isso, temos que começar muito bem, para conquistar este respeito.
Você acha que o São Paulo é favorito a ser campeão em 2009?
Turatto: O São Paulo sempre é favorito, pela estrutura que tem e pelo retrospecto. Mas o futebol brasileiro é muito nivelado, então qualquer um pode ser campeão.
Confira aqui a íntegra do chat.