| 02/12/2008 10h24min
O Inter fará história se vencer a Copa Sul-Americana. Será o primeiro clube brasileiro a conquistar a competição e, como conseqüência, poderá se orgulhar de ser o único no país a ganhar todos os torneios continentais. Mas o ineditismo vermelho pode ultrapassar as barreiras nacionais. Até agora, nenhum clube conseguiu vencer o torneio de forma invicta. O clube gaúcho está quase lá.
A Sul-Americana existe desde 2002. Na primeira edição, o campeão foi o San Lorenzo, da Argentina, que acumulou três fracassos ao longo da disputa: 3 a 0 para o Managas (VEN), 2 a 0 para o Racing (ARG) e 2 a 1 para o Bolívar (BOL). Um ano depois, o título ficou com os peruanos do Cienciano, que tiveram apenas uma derrota — 3 a 1 para o Universidad Católica, do Chile.
Em 2004, o Boca Juniors conquistou o torneio pela primeira vez, mas levou sustos. Foram duas derrotas, para San Lorenzo e Bolívar, ambas por 1 a 0. No ano seguinte, os xeneizes conquistaram o bi da Sul-Americana, mas não passaram
ilesos. Perderam um
jogo, e justamente para o Inter: 1 a 0 no Beira-Rio, gol de Fernandão.
O Pachuca, do México, foi o ganhador em 2006. O time que depois perderia a Recopa para o Inter sofreu apenas uma derrota. O algoz foi o Tolima, da Colômbia, com placar de 2 a 1. No ano passado, foi a vez de o Arsenal, da Argentina, fazer a festa. O time de Sarandí fez grande campanha, com uma única derrota. Os argentinos levaram 2 a 1 América, do México, justamente no último jogo.
O Inter disputou nove partidas na edição deste ano. Empatou as quatro primeiras (1 a 1 e 2 a 2 com o Grêmio, 1 a 1 e 0 a 0 com o Universidad Católica) e venceu as cinco seguintes (2 a 0 e 2 a 1 no Boca, 2 a 0 e 4 a 0 no Chivas e 1 a 0 no Estudiantes). Agora, joga por um empate nesta quarta-feira, no Beira-Rio, para fazer história. As informações são do globoesporte.com.