| 29/11/2008 15h36min
Os integrantes da Força Aérea que trabalharão no hospital de campanha do Ministério da Defesa em Santa Catarina chegaram neste sábado a Florianópolis. O hospital será instalado no cruzamento entre a BR-101 e a rodovia Jorge Lacerda, junto ao posto de combustíveis Santa Rosa. A previsão é de que o atendimento inicie na segunda-feira, às 8h.
A estrutura do hospital é composta por enfermeiros, auxiliares de enfermagem, um cirurgião buco-maxilar e médicos com especialização em clínica-geral, cirurgia-geral, ortopedia, ginecologia, anestesia e pediatria. Também está apto a realizar exames de raio X e laboratoriais, que são essenciais para o diagnóstico de doenças como hepatite, leptospirose e febre tifóide.
Com quase 50 tendas e 30 leitos, o hospital de campanha poderá atender até 400 pessoas por dia. A estrutura oferece posto de triagem e um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o que permite a realização de consultas médicas e odontológicas, cirurgias e
atendimentos emergenciais. O
expediente será das 8h às 16h, enquanto houver necessidade de reforço hospitalar na região mais atingida pelas cheias.
Os médicos, de Santa Catarina ou de fora, interessados em trabalhar nas cidades mais afetadas pela enchente poderão se cadastrar no site da Secretaria da Saúde.