| 05/11/2008 16h52min
A briga pela liderança entre Ricardo Maurício e Marcos Gomes é a principal atração da 10ª etapa da Stock Car, segunda dos playoffs decisivos da temporada. A categoria volta neste final de semana ao anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, onde Maurício conquistou em maio a primeira das quatro vitórias de 2008. Os treinos oficiais serão abertos na sexta-feira.
Maurício e Gomes vêm se alternando na ponta da tabela desde a abertura do campeonato e dividem a liderança com 245 pontos. Pelo maior número de vitórias – Gomes ganhou as duas provas realizadas em Interlagos -, Maurício está à frente pelo critério de desempate. Levam confortável vantagem de 13 pontos sobre Thiago Camilo, terceiro colocado na classificação geral.
Companheiros na Equipe Medley, que ainda venceu a Corrida do Um Milhão de Dólares com o paraibano Valdeno Brito em agosto no Rio de Janeiro, Maurício e Gomes defendem marcas diferentes. Maurício corre com a carenagem do Peugeot 307, contra a bolha do Chevrolet Astra de Gomes. O retrospecto do Peugeot 307 no Distrito Federal joga em favor de Maurício. Além da vitória na segunda etapa, o carro cravou a pole com Valdeno e o segundo lugar de Ricardo Zonta no grid de 2007.
– Meu carro está praticamente igual àquele de maio. Os outros também evoluíram, mas continuamos bem e não podemos fugir muito da receita de acerto que temos para o traçado. O anel externo de Brasília parece mesmo favorecer o Peugeot. Pode ser a chance que preciso para me afastar um pouco do Marquinhos na classificação. Na próxima pista, Tarumã, o Peugeot e o Astra têm rendimento similar. Já em Interlagos, onde o campeonato será encerrado, o Marquinhos vem se dando melhor e ganhou as últimas três provas. De qualquer forma, vou para Brasília com a meta de fazer o maior número de pontos possível e procurar ampliar a diferença sobre o Camilo – avisou Maurício.
Gomes, que largou na frente nas superfinais, mas foi alcançado pelo parceiro em Curitiba, admite o favoritismo de Maurício.
– O Peugeot tem uma aerodinâmica mais eficiente e pode usar menos asa com o mesmo mecânico. Por isso, acaba sendo mais rápido em quase todos os circuitos, especialmente nestes com longas retas como o de Brasília. Vou ter de equilibrar nas próximas pistas – reconheceu Gomes, que fechou em segundo na corrida anterior na Capital Federal e completou a primeira das cinco dobradinhas da Medley no ano.