| 03/11/2008 21h13min
Em um jogo emocionante do início ao fim, o alvinegro catarinense superou o cansaço físico e após perder por 2x0 no tempo normal o jogo foi para a prorrogação. Mesmo com a vantagem do empate na prorrogação, o alvinegro conseguiu vencer aos 12 minutos do segundo tempo. Com isso o Figueira conquistou o título do Campeonato Catarinense Juvenil.
A partida começou movimentada, com muitas oportunidades criadas para ambas as equipes. Aos nove minutos, o árbitro pênalti contra o Figueirense. Na cobrança, Lima bateu no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Daniel. Ainda na primeira etapa, aos 15 minutos, após cruzamento da direita, o atacante Felipe, de cabeça, ampliou o placar para o time visitante.
Após o intervalo, o Figueirense voltou disposto a empatar a partida, mas parou na retranca armada pelo Criciúma, levando o confronto para a prorrogação.
No tempo extra, apesar de jogar com a vantagem do empate, a equipe alvinegra buscou a vitória a todo o momento, até que aos 12 minutos da etapa final, Éverton entrou na área e fez o gol do título alvinegro..
Após a conquista, os atletas da equipe juvenil voltam a se apresentar dia 10 de novembro, para iniciarem os treinamentos para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2009, onde irão defender o título conquistado este ano.