| 29/10/2008 19h14min
Os troféus que serão entregues aos pilotos vencedores da corrida em Interlagos, no GP do Brasil, última prova da temporada 2008 da F-1, são especiais. Além de desenhados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, são feitos com o chamado plástico verde, criação de uma empresa brasileira, segundo informações do site Globoesporte.com.
O novo polietileno é o primeiro feito a partir de matéria-prima 100% renovável, do etanol da cana de açúcar, e não tem impacto no efeito estufa. A previsão é de que o produto seja comercializado a partir de 2011, e empresas internacionais já firmaram o compromisso de utilizar o material ecológico.
A idéia de produzir o troféu do GP Brasil com o plástico verde surgiu em um almoço e foi posta em prática rapidamente. Niemeyer criou o desenho em 15 segundos, inspirado nos traços do Palácio da Alvorada, e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) aprovou o projeto.
Abaixo da base do troféu há uma mensagem gravada que registra o projeto de Niemeyer e o uso do plástico verde na confecção da peça.