| 25/10/2008 03h22min
Não perca tempo em tentar decorar o time do Grêmio nesta reta final do Brasileirão. Celso Roth promete seguir com as mudanças até a última rodada. Para a partida contra o Cruzeiro, por exemplo, Paulo Sérgio e Souza devem voltar.
Se no primeiro turno o Grêmio pôde manter uma base de time em quase todas as 19 rodadas, as alterações agora viraram corriqueiras. Ainda que os jogadores quase não tenham tempo para se adaptar. Para a partida contra o Sport, por exemplo, foram apenas dois coletivos para encaixar o novo esquema, com Thiego e Reinaldo no time. Roth pretende fazer da surpresa uma estratégia nas últimas sete rodadas.
- Nosso grupo está todo no mesmo nível, isso me dá segurança para realizar modificações. O melhor exemplo é que jogamos os Gre-Nais da Sul-Americana com reservas e fizemos jogos iguais contra o Inter - argumentou o técnico.
Escorado nisso, Roth promoverá novas mudanças para a decisão contra o Cruzeiro. Por um time mais tarimbado,
deve promover a volta de Paulo Sérgio
à lateral-direita, no lugar de Mattioni. Thiego seguirá cumprindo função dupla, de lateral-esquerdo e terceiro zagueiro. A novidade maior está mais à frente. Roth acomodará Tcheco, Souza e Douglas Costa no time. Segundo ele, o guri tem as características de Robinho e pode jogar aberto na esquerda. Reinaldo seria o único atacante. Perea voltaria à reserva.
Roth reconhece a queda de rendimento do time no returno. Alega que a equipe foi formada nesta temporada. Ele busca na história do clube um alento. Lembra que as duas Libertadores e o Mundial não foram conquistados com um jogo bonito:
- É da cultura do Grêmio jogar bem e jogar feio. As conquistas do Grêmio são assim. Elas não vieram com partidas primorosas. Estamos merecendo o título.
Os jogadores admitem dificuldades de adaptação. Mas Roth lembra que os quatro concorrentes ao título também mudam:
- É claro que mudanças a todo o momento atrapalham, mas todos passam por isso.
Mesmo não jogando bem, seguimos vencendo.