| hmin
O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, afirmou nessa sexta que se não houver uma resposta clara da política monetária à alta de preços, poderá haver a volta da inflação inercial. Meirelles lembrou que, se o BC não agir com cautela, também os preços de serviços e produtos que não são comercializados com outros países poderão subir, em função de uma contaminação de expectativas.
De acordo com as projeções do presidente do BC, mesmo que a inflação comece a cair mensalmente, os indicadores acumulados nos últimos 12 meses tendem a mostrar alta. Segundo Henrique Meirelles, a partir do primeiro trimestre de 2004, quando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado nos 12 meses anteriores à medição, deixar de carregar o peso das altas percentuais do fim do ano passado, o Banco Central poderá fazer uma projeção para os 12 meses seguintes, a qual mostrará uma inflação dentro da meta de 5,5% para o ano que vem. Para 2003, a meta de inflação ajustada pelo BC é de 8,5%.
Os indicadores de inflação estão caindo, conforme Meirelles. Os fatores que mais pressionam a inflação, de acordo com o presidente do BC, são os preços administrados – uma vez que as concessionárias dos serviços têm passivos cambiais – e os preços de produtos e serviços comercializáveis com o exterior.
Com informações da Globo News.