| 20/02/2003 23h03min
O Criciúma venceu o Alegrense por 3 a 2 na noite desta quinta, dia 20, no Estádio Mário Monteiro em Cachoeiro de Itapemirim (ES), e perdeu a chance de se classificar direto para a segunda fase da Copa do Brasil.
Um gol sofrido aos 41 minutos do segundo tempo obriga a equipe do técnico Abel Ribeiro a disputar o jogo de volta no Estádio Heriberto Hülse.
O primeiro tempo foi de contrastes. A disposição da equipe capixaba era inversamente proporcional à qualidade do Tigre, que abusou dos passes errados e sentiu a falta de Paulo Cesar Baier e Cleber Gaúcho.
A primeira e única chance de gol do Criciúma surgiu apenas aos 43 minutos. O atacante Delmer se livrou da marcação, avançou na grande área e chutou no canto esquerdo para defesa do goleiro Dirley, que espalmou para escanteio.
A resenha do técnico Abel Ribeiro no vestiário surtiu efeito logo no primeiro minuto do segundo tempo. Guilherme ajeitou para Alonso chutar, com efeito, e acertar o canto esquerdo do goleiro.
O jogo parecia sob controle, mas o Alegrense reagiu aos sete minutos. Após cruzamento de Alexandre para área, Cleiton subiu com a marcação de Luciano, mas conseguiu desviar a bola para o ângulo direito, sem defesa para Fabiano.
O empate estava fora dos planos do Tigre, e aos 10 minutos, Dejair percebeu o posicionamento adiantado do goleiro Dirley e marcou um golaço.
As duas equipes diminuíram o ritmo, e alternaram jogadas isoladas. Aos 35, Carlos quase empatou para o Alegrense. Dois minutos depois, o Criciúma respondeu e Guilherme serviu Dejair para marcar o terceiro gol.
A classificação estava quase assegurada, quando aos 41 minutos, Luiz Cláudio cobrou falta, a bola passou pela barreira e enganou o goleiro Fabiano para a festa dos jogadores e da comissão técnica do Alegrense.
As informações são do Diário Catarinense.