| 12/10/2008 03h08min
O espanhol Fernando Alonso venceu sua segunda corrida consecutiva no GP do Japão, disputado no circuito japonês de Monte Fuji. O espanhol da Renault se aproveitou das confusões com os pilotos da Ferrari e da McLaren no início da corrida e assumiu a ponta após a primeira rodada de pit stops. O polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, foi o segundo, à frente de Kimi Raikkonen, da Ferrari, que completou o pódio.
Felipe Massa chegou na sétima posição, após ser punido no início da corrida com um drive through. O brasileiro foi considerado culpado por um toque em Lewis Hamilton, mas fez uma excelente corrida de recuperação, com ótimas ultrapassagens. Ele ainda foi beneficiado pela punição de Sebastien Bourdais. Já o inglês também teve de fazer uma passagem pelos boxes por ter jogado Kimi Raikkonen para fora da pista na largada. O incidente com Massa também atrasou o Hamilton, que chegou apenas em 12º.
Após o GP do Japão, Felipe Massa reduziu a vantagem de Lewis Hamilton para cinco pontos, mas com apenas duas corridas para o fim da temporada. Robert Kubica, que está em terceiro, está a 12 do líder do campeonato.
O melhor brasileiro em Fuji foi o Nelsinho Piquet. Apenas 12º do grid, o filho do tricampeão mundial terminou na quarta posição – seu segundo melhor desempenho na F-1, ficando atrás apenas do vice no GP da Alemanha. Rubens Barrichello, da Honda, foi apenas o 13º.
Sebastien Bourdais, da STR, foi o sexto, mas foi punido por um incidente com Felipe Massa após seu segundo pit stop, e caiu para décimo. Com isso, Sebastian Vettel, seu companheiro de equipe, ficou na sexta posição.
A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 será disputada na China, no circuito de Xangai, no próximo domingo, dia 19 de outubro. A última prova da temporada – o GP do
Brasil – é em 2 de novembro.
Confira a
classificação final do GP do Japão:
1.º - Fernando Alonso (ESP/Renault), 1h30min21s892
2.º - Robert Kubica (POL/BMW Sauber), 5s283
3.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 6s400
4.º - Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 20s570
5.º - Jarno Trulli (ITA/Toyota), 23s767
6.º - Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 39s207
7.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), 46s758
8.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), 50s811
9.º - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber), 54s120
10.º - Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 59s085
11.º - Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min02s096
12.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min18s900
13.º - Rubens Barrichello (BRA/Honda), uma volta
14.º - Jenson Button (ING/Honda), uma volta
15.º - Kazuki Nakajima (JAP/Williams), uma
volta
Não completaram a prova: David Coulthard (ESC/Red Bull) Timo Glock (ALE/Toyota) Adrian Sutil (ALE/Force India) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) Giancarlo Fisichella
(ITA/Force India)
Clique aqui e leia mais sobre a prova no Blog da Fórmula-1.
Texto corrigido às 20h deste domingo