| 19/02/2003 22h32min
Diante de um público de não mais que 400 pessoas, a equipe do Americano venceu o Figueirense por 2 a 1 na estréia na Copa do Brasil no Estádio Godofredo Cruz, em Campos (RJ).
Os gols do jogo foram marcados por Marcelo Carioca (2) para o Americano e por Danilo para o Figueirense.
Na partida desta quarta, dia 19, foi a equipe do Rio de Janeiro que começou pressionando. Logo no começo, Léo Macaé mandou cruzamento rasteiro na pequena área, que por pouco não parou nos pés de Marcelo Carioca.
Enquanto o time do Figueirense estava mais preocupado com o toque de bola, o Americano se centrou nos contra-ataques. O Furacão até se deu ao luxo de um desentendimento entre os seus atacantes na frente do gol. Roberto e Bebeto acabaram se atrapalhando em uma finalização.
O primeiro gol do Americano veio aos 25 minutos após pênalti de Edson Bastos. Em uma defesa, o goleiro do Figueira teve que se esticar todo e acabou acertando Macaé com o corpo. O árbitro Antônio Buais Filho deu pênalti, Marcelo Carioca foi para a cobrança e fez 1 a 0.
Pouco depois, o Figueira passou a chegar mais no ataque. Após boa jogada de Fernandes, Danilo recebeu um belo passe e tocou na saída do goleiro Charles, deixando tudo igual aos 39.
O Figueira não parou de pressionar. Fernandes, após jogada de Roberto na entrada da área, ficou em boa condição para mandar um chute rasteiro, que raspou a trave.
Logo no início do segundo tempo, Roberto passou por dois marcadores e mandou uma bomba que, outra vez, ficou na trave. Danilo pegou o rebote, mas também desperdiçou grande chance.
Mas, Marcelo Carioca novamente deu o ar de sua graça para fazer a festa do Americano. Após aproveitar uma sobra de uma cobrança de escanteio, o jogador dominou, girou e mandou um belo chute para dentro do gol de Edson Bastos, aos cinco minutos do segundo tempo.
Depois de ficar em desvantagem, o Figueira passou a criar ainda mais, porém não estava conseguindo finalizar.
No meio do segundo tempo, Vágner Benazzi sacou Filipe para entrada do atacante Jocimar. Com isso, Paulo Sérgio passou a jogar deslocado para a lateral.
Nos últimos minutos, Marcelo Régis fez boa jogada de contra-ataque e deixou Jocimar de frente para o gol. Mas, na finalização, o chute foi por cima da trave. Lá se foi outra grande chance.
Enquanto isso, o Americano se fechou de todas as maneiras para segurar o placar.
Como marcou gol na casa do adversário, o Figueirense precisa agora vencer o Americano por 1 a 0 na partida de volta que será realizada em Florianópolis, dia 12 de março, no Estádio Orlando Scarpelli.