| 08/10/2008 16h26min
O vitória do Paraguai por 4 a 2 sobre a Itália deixou indignados os membros da seleção portuguesa de futsal. A diferença de dois gols em favor dos sul-americanos era exatamente o que as duas equipes precisavam para classificar-se à próxima fase da Copa do Mundo de Futsal da Fifa, eliminando Portugal da disputa. O critério de desempate em caso de empate triplo é o saldo de gols entre as equipes envolvidas, excetuando-se os jogos disputados contra as seleções eliminadas. O placar deixou o saldo positivo de um gol para os paraguaios, zero para a Itália e menos um para Portugal.
– A sensação no final da partida é de um esforço sem glória. Nosso objetivo era chegar à próxima fase. Se não conseguimos, todo nosso trabalho nesse Mundial não teve sucesso. Fizemos uma boa partida, mas não dependia apenas de nós – disse o técnico Orlando Duarte, de Portugal.
Para o brasileiro naturalizado português Fernando Leitão, o sentimento após a partida era de decepção.
– A única palavra que tenho para falar agora é decepção. Foi decepcionante o que aconteceu. Ficamos muito tristes com o resultado, porque nossa seleção foi uma das que apresentou o melhor futsal. Ser eliminado com esses critérios, que eu acho muito injustos, e com esse jogo muito suspeito é muito triste. Se olharmos para trás, Paraguai e Itália nem sequer haviam empatado um jogo entre si. Os italianos sempre venceram, e por goleada. Uma vitória do Paraguai por dois gols justamente agora é muito estranha, mas eu não vi a partida, por isso não posso falar. Então, só nos resta nos preparar para a próxima Copa do Mundo.
O ala Gonçalo também se mostrava indignado, e aproveitou para pedir que a Fifa reveja suas regras para atletas naturalizados, e também para os critérios de desempate em Mundiais.
– Perder uma classificação mesmo ganhando o jogo é algo muito triste. Não vi o jogo entre Itália e Paraguai, por isso não posso falar muito, mas acho muito estranha essa vitória do Paraguai. Em minha opinião, o Paraguai pode fazer 20 jogos que não vai ganhar da Itália uma única vez. Esse resultado nos parece um pouco suspeito. Penso que a Fifa deve rever algumas coisas, pois ser eliminado com nove pontos é único, isso nunca havia acontecido em Mundiais.
Portugal venceu a Tailândia, mas mesmo assim foi eliminado da Copa do Mundo de Futsal
Foto:
Fernando Bizerra Jr., EFE