| 06/10/2008 20h08min
Como se a situação do Vasco já não estivesse ruim o suficiente no Brasileirão, a equipe perdeu nesta segunda o atacante Edmundo por dois jogos. O atacante foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e desfalcará o elenco cruzmaltino contra Sport e Flamengo, contra os quais o time buscará deixar a zona de rebaixamento.
O caso que levou o sempre polêmico Edmundo de volta ao banco dos réus aconteceu na penúltima rodada do Brasileirão, quando o Vasco foi derrotado pelo Ipatinga por 3 a 1 no último dia 28 no interior mineiro. A denúncia foi formulada com base em prova de vídeo, que mostra o atacante empurrando com a mão o rosto de um adversário.
O ato, de acordo com a procuradoria do STJD, caracteriza infração disciplinar. Por isso, o jogador foi julgado com base no artigo 255 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por praticar "ato de hostilidade".
Durante o julgamento, a defesa do jogador vascaíno frisou que seu passado de indisciplinas não deveria ser levado em consideração, mas o apelo não foi o suficiente para evitar a suspensão de duas partidas. A pena é semelhante à da última vez em que o atleta compareceu ao STJD, em 16 de junho. Na ocasião, Edmundo havia sido denunciado pelo artigo 252 (ofender moralmente o árbitro ou seus auxiliares), após chamar o árbitro Wilson Souza de Mendonça de "ladrão e safado" em entrevistas após a partida contra o Cruzeiro.
A derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro foi definida com gol em polêmica infração do goleiro Tiago dentro da área. A punição foi de dois jogos, e o Animal desfalcou o time carioca contra Palmeiras (derrota por 2 a 0) e Ipatinga (vitória por 4 a 2).
Em situação desesperadora, o Vasco é o último colocado do Brasileirão, com 26 pontos em 28 jogos. Com a derrota por 4 a 2 para o Figueirense na última rodada, a equipe acumula sete jogos sem vencer, sendo seis derrotas consecutivas. No entanto, duas vitórias poderiam ser suficientes para afastar a equipe da zona da degola, já que a distância para o Atlético-PR, 16º lugar, é de apenas dois pontos.
GAZETA PRESS