| 06/10/2008 11h01min
Como se não bastasse já ter garantido o retorno ao topo do ranking feminino com a eliminação precoce de Serena Williams no Torneio de Stuttgart, Jelena Jankovic aproveitou o título conquistado na China para abrir vantagem de 213 pontos sobre a norte-americana na lista, cuja atualização foi divulgada nesta segunda-feira pela WTA. A sérvia já havia ocupado o posto durante apenas uma semana (entre 11 e 17 de agosto de 2008).
Agora, porém, Jankovic deve ter mais futuro nessa posição, uma vez que aparece no ranking com 4.230 pontos, contra 4.017 da rival, que liderava a WTA desde a conquista do Aberto dos Estados Unidos. Para aumentar ainda mais o favoritismo da européia na briga, ela entra a partir desta semana como primeira pré-classificada em Moscou, torneio do qual a norte-americana, atual vice-campeão, não participará por causa lesão.
Com a ausência de Serena, crescem as chances de Dinara Safina ascender à segunda posição do ranking em caso de boa campanha em casa. Número 3, a russa poderia até ter ameaçado o reinado de Jankovic, mas acabou perdendo terreno na disputa após se despedir logo nas quartas-de-final em Stuttgart: soma 3.782 pontos.
O top 5 do ranking feminino ainda fica completo com mais duas tenistas que também estarão presentes no evento moscovita: a local Elena Dementieva (que soma 3.470 tentos) e a sérvia Ana Ivanovic (3.288). Embora não atue mais nesta temporada por causa de dores no ombro, outra russa, Maria Sharapova, segue bem colocada na lista com sua sexta posição, à frente da compatriota Svetlana Kuznetsova. Na seqüência, Venus Williams, Vera Zvonareva e Agnieszka Radwanska continuam fechando o grupo das dez melhores tenistas do mundo.
Além do avanço de Jankovic, o outro salto que movimentou a atualização do ranking foi o de Nadia Petrova, que afastou de vez a má fase ao ser vice-campeão do Torneio de Stuttgart. Recompensada, a russa passou da 18ª para a 14ª colocação da lista, ultrapassando Marion Bartoli, Victoria Azarenka, Flavia Penneta e Caroline Wozniacki, dinamarquesa que, mesmo tendo sido campeã em Tóquio não conseguiu sair do 16º lugar.
Segnini, a nova número 1 do Brasil
Pela quinta semana seguida a liderança do ranking brasileiro mudou de mãos. A nova número 1 do país Vivian Segnini assumiu o posto mais em razão da queda das compatriotas do que em função de seus próprios resultados.
Eliminada logo na primeira rodada em Juarez, no México, a tenista subiu da 349ª para a 338ª (68 pontos) posição da WTA, avanço suficiente para desbancar Roxane Vaisemberg, que perdeu 25 postos na lista porque havia realizado boa campanha do torneio no ano passado – nesta temporada, caiu também na estréia e por isso passou a ser a 343 do planeta.
Maria Fernanda Alves aparece na posição 358, seguida de Teliana Pereira (379) e Nathalia Rossi (474).
GAZETA PRESS