| hmin
Uma decisão da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República impediu nesta terça, dia 18, o torcedor gaúcho de ouvir a narração do primeiro tempo de Peñarol x Grêmio pelas três emissoras gaúchas que deslocaram equipes para Montevidéu. Contrariando o que ocorria nas administrações anteriores, a Secom indeferiu o pedido da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert) para que o programa A Voz do Brasil fosse transmitido em horário alternativo.
Representando as rádios Gaúcha, Guaíba, Pampa, Cultura de Santa Maria e Cultura de Quixadá (Ceará), a Abert encaminhou o pedido de liberação do horário com a devida antecedência. Somente na última segunda-feira é que a Secom comunicou o indeferimento "por falta de amparo legal".
Nem mesmo a interferência dos senadores gaúchos Paulo Paim (PT) e Sérgio Zambiasi (PTB) foi suficiente para alterar a decisão. Depois de esgotar todas as tentativas de negociação, a Abert ainda
tentou a via judicial,
encaminhando um pedido de antecipação de tutela ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, indeferido pelo desembargador Amaury Chaves de Athayde.