| 03/10/2008 13h09min
Depois de uma seqüência de seis derrotas, o Vasco quer lotar São Januário para receber o Figueirense neste sábado, às 18h20min, pela 28ª rodada da Série A. Laterna do Brasileirão, o time carioca fez até promoção na venda de ingressos, ao valor de R$ 10, para convocar a torcida para o confronto.
Por sua vez, o Figueira quer aproveitar o fato de jogar fora de casa a seu favor. Em entrevista à rádio CBN/Diário, o meia Cleiton Xavier disse que a palavra de ordem em campo será tranqüilidade. Segundo ele, com paciência e sem erros no toque de bola, o alvinegro conseguirá fazer com que o público deixe de ser o 12º jogador do time da casa.
— Dá pra fazer a torcida jogar contra (o Vasco). Se a gente tiver tranqüilidade, malandragem e inteligência para esperarmos pelo momento certo — declarou.
Na tarde desta sexta-feira, no Centro de Treinamento da Gávea, o Figueirense realiza o seu último treinamento antes da partida contra o cruzmaltino.
Confronto das piores defesas
O duelo no Rio de Janeiro marcará o encontro das duas defesas mais vazadas do campeonato. Os catarinenses já sofreram 55 gols, enquanto a equipe carioca levou 53. Faltam 11 jogos para o fim do Nacional e o Vasco já sofreu mais gols do que em todo o torneio do ano passado.
A melhor colocação do time carioca no Brasileiro de pontos corridos ocorreu em 2006, segundo informou o GloboEsporte.com. Sob o comando do atual treinador Renato Gaúcho, a equipe ficou a apenas dois pontos de conquistar uma vaga para a Taça Libertadores, terminando na sexta posição. Mas a defesa não colaborou muito para a boa campanha. Com 50 gols sofridos, o Vasco teve o pior desempenho defensivo entre os 11 primeiros colocados.
Nas seis edições do Brasileirão de todos contra todos em turno e returno, apenas uma vez o clube conseguiu ficar entre as cinco melhores defesas da competição. Em 2007, apenas quatro equipes levaram menos tentos que o Vasco (São Paulo, Fluminense, Grêmio e
Internacional).