| 30/09/2008 12h44min
Os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Grêmio, recentemente passaram pelo drama de disputar a Série B. Mas ser rebaixado começa a deixar de ser um pesadelo para os grandes clubes. No comando do Corinthians, líder absoluto da Segundona e grande favorito ao título da segunda divisão, o técnico Mano Menezes acredita que cair não é mais motivo de desespero.
– É um campeonato que nenhum grande clube gosta de jogar, mas não é o fim do mundo. Os clubes aproveitaram o momento para se reorganizarem. Quando acontecer, tem que encarar de frente como o Corinthians está fazendo – afirma.
Mano considera que a queda pode ser benéfica, sobretudo para a reaproximação da torcida e do início de um planejamento melhor para os anos seguintes. Dos 10 primeiros colocados do Brasileirão, cinco foram rebaixamentos nos últimos anos: Palmeiras, Grêmio, Botafogo, Coritiba e Vitória.
– Você pode trabalhar bem essa questão, trazendo de volta o torcedor, que em determinados momentos dá uma afastada do clube, e até alavancando o futuro. Com a queda, a torcida sente a necessidade de estar incorporada e de ajudar – acrescenta.
O comandante aposta que 2009 terá a presença de algum grande clube na Segundona. Pela classificação, os atuais quatro últimos são Portuguesa, Ipatinga, Vasco e Fluminense.
– Se olharmos a Série A, temos na zona de rebaixamento alguns times que não imaginávamos que estariam. É bom nos acostumarmos porque vai acontecer novamente com outras equipes – completa.
As informações são do Globoesporte.com.