| 29/09/2008 17h45min
O Grêmio segue com chances de título brasileiro. É o que garante Tristão Garcia, que concedeu entrevista ao clicRBS nesta segunda-feira. Segundo ele, o Tricolor tem hoje 31% de chances, um pouco abaixo do Palmeiras, que tem 42%. Há duas rodadas, na opinião do matemático, não há mais favorito ao título. Para a Libertadores 2009, no entanto, os dois já estão com a vaga na mão.
O Palmeiras tem vantagem sobre o Grêmio nos critérios, com uma vitória a mais. Além disso, em um dos jogos que o time paulista tem pela frente, vai receber o Grêmio no Palestra Itália. E o Palmeiras, como bem lembra Tristão, é o time mais forte em casa no Brasileirão. Segundo ele, o fato de o Grêmio ser forte fora de casa não coloca o time como um páreo duro para o Palmeiras, pois a média é de 1,4 ponto por jogo, enquanto o Palmeiras mantém a média de 2,5 pontos por partida, quase os três totais.
Ainda brigando pela liderança estão Cruzeiro, com 10% de chances; Flamengo, 7%; e São Paulo,
com 4%. Depois deles, vem o
grupo das mínimas chances, formado por Botafogo, com 3%; e Goiás, Inter e Coritiba, com 1%. O time que conseguir a média de dois pontos por jogo consegue vencer o Brasileiro, segundo o matemático. Terminando o campeonato com 76 pontos garante o título, mas com 72 já seria possível ser campeão.
Vagas na Libertadores
A situação ainda é muito difícil de se definir no momento, de acordo com Tristão. Pelos seus cálculos, Palmeiras, com 89% de chances; e Grêmio, com 86%, estão com um pé na vaga. Com 65 pontos, na situação atual do campeonato, é possível garantir uma das vagas.
Já o Inter, segundo o matemático, tem 13% de chances. Precisaria, nas últimas 11 rodadas, fazer 23 pontos, sem depender de nenhum outro resultado.
— O Internacional teria que fazer uma campanha de líder até o fim. Vencer, vencer, empatar, e perder muito pouco. Aí chega à vaga da Libertadpres no ano do Centenário.
Tristão ainda fala sobre a chance de felicidade completa dos gaúchos
no fim deste Brasileirão, com o Grêmio campeão e o Inter na Libertadores. Para ele, a chance da combinação é de 4%. Os dois precisam fazer a mesma coisa - uma campanha de campeão - para alcançar objetivos diferentes.
99% de chances de time grande ser rebaixado
De acordo com Tristão, pelo menos um time entre Fluminense, Vasco, Santos, Atlético-PR e Atlético-MG, será rebaixado. O mais provável, aliás, é que se tenha mais de um.
— Ninguém está rebaixado, e ninguém está salvo. Há uma completa indefinção – analisa o matemático.
As chances de rebaixamento para os times que brigam na parte debaixo da tabela são as seguintes: Fluminense, 72%; Vasco, 62%; Ipatinga, 64%; Portuguesa, 55%; Atlético-PR, 49%; Figueirense, 35%; Santos, 29%; Náutico, 26%; e Atlético-MG, 8%.