| 29/09/2008 15h15min
Em reunião com integrantes da comitiva da Fifa e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro, a cidade de Porto Alegre apresentou sua candidatura à Copa do Mundo de 2014, nesta segunda-feira. Foram divulgados dois projetos de estádios para receber a Copa. O novo Beira-Rio, reformado, com um hotel junto ao estádio, com 60 mil espectadores em cadeiras cobertas e 66 camarotes, e a Arena do Grêmio, que será construída em outra localização, distante do Estádio Olímpico, com capacidade para no mínimo 50 mil torcedores sentados, também com hotel, centro de convenções e shopping center.
O Inter foi representado pelo presidente Vitorio Piffero, e o Grêmio, pelo vice-presidente Eduardo Antonini. A comitiva da Fifa e o Comitê Organizador da Copa lembraram que a decisão do estádio que representará oficialmente a candidatura de Porto Alegre, no dia 15 de janeiro de 2009, deve ser feita pela própria cidade.
Além de Piffero e Antonini,
integraram a comitiva
porto-alegrense o secretário Municipal de Planejamento, Ricardo Gothe, o coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à viabilização do Rio Grande do Sul como Sub-Sede da Copa do Mundo de 2014, Luís Augusto Lara, e o secretário Estadual do Turismo, Esporte e Lazer, José Heitor Gularte.
Antes da apresentação de projetos, a comitiva exibiu as qualidades da cidade, em relação a indicadores sociais, culturais e econômicos, assim como a tradição e a rivalidade do futebol gaúcho, que tem cinco títulos nacionais e dois mundiais. Em seguida, a apresentação foi dividida em Tecnologia da Informação, Transporte e Mobilidade, Saúde e Segurança Pública (que indica um agente para cada 299 habitantes).
O evento começou no último sábado, com a apresentação geral das exigências. A abertura contou com participação do ministro dos Esportes, Orlando Silva. A seguir, começaram os encontros fechados com cada cidade. Também nesta segunda, foram apresentadas as candidaturas de Natal e
Salvador. Com informações do
site da CBF.
De acordo com o secretário Ricardo Gothe, os representantes da Fifa ficaram "estupefatos" e elogiaram a apresentação e a estrutura já existente em Porto Alegre. Em outubro, uma comitiva da Associação Brasileira de Indústrias de Base visita a cidade para confrontar a realidade da Capital com as exigências da Fifa.
Reunião que apresentou candidatura de Porto Alegre, com a presença de Piffero (E)
Foto:
Divulgação, CBF